Parece coisa de maluco correr uma maratona no deserto mais árido do mundo e na altitude de 2.400 m não é mesmo?
Concordamos também (!), mas com treinos, alimentação e muito trabalho com a mente nós podemos dizer que é possível superar esses desafios e conquistar o Deserto do Atacama.
Paisagem Maravilhosa e Condições Extremas
O Deserto do Atacama está localizado no norte do Chile e é uma região de indescritível beleza e um lugar mágico com permanente céu aberto e um horizonte com planícies de sal, lagunas verdes esmeraldas e imponentes vulcões como Licancabur e Lascar (clique aqui e veja a experiencia da jornada ao cume deste vulcão).
Ele é o deserto mais árido do mundo tendo variações de temperatura negativas a +40°C e com altitude variando entre 2.400 a 6.000 msm, o que expõe o nosso organismo a condições extremas de alta montanha e requer uma preparação adequada para não sofre o mal de altitude e ter a sua aventura comprometida.
Toda essa beleza e adversidades foram o combustível para decidirmos encarar nossos primeiros 42 km de uma Maratona neste cenário único.
Muita preparação para encarar esse deserto
Muito suor e determinação foi o que precisamos para cumprir o plano montado pelo nosso coach e amigo Raphael Bonatto, treinos em terrenos de areia e montanhas com subidas (e que subidas!), além de provas de trail running na Serra da Mantiqueira. Que gostoso massacre!
E o que falar da hidratação e alimentação? Nossa nutricionista Lívia Hasegawa nos orientou (e pegou no pé!) com a quantidade de água, com o plano de alimentação durante a prova para garantir a energia, além de formular um carbo gel específico (os tradicionais não caem bem para nós).
A importante etapa de aclimatação à altitude fez parte de nosso plano de viagem e foi feita no próprio deserto.
Uma Maratona de magia e encantamento em paisagens exuberantes
Entusiasmados pela nova aventura, embarcamos com 3 dias de antecedência da largada e fizemos uma programação de aclimatação aproveitando para conhecer as maravilhosas atrações do Deserto do Atacama como a laguna salgada de Cejar, as lagoas altiplanas a 4.000 msms, e os gêiseres de Tatio a 4.300 msm.
No dia da largada acordamos muito cedo com uma temperatura 9°C e às 06:00 da manhã largamos juntos em uma vibe muito especial que nos inspira e nos remete a essência Casal A+R Extreme e permitiu que, a partir do km10, cada um pudesse seguir a sua prova e superar seus limites pessoais.
A prova passa por cenários marcantes do deserto como Vale da La Luna, Vale de la Muerte, o salar e dunas intermináveis que conferem uma beleza única mas os terrenos variados e graus de dificuldade que exigem muito tanto da parte física quanto da psicológica.
Finalizar a primeira maratona correndo no deserto é inesquecível
Nossa estratégia, que se mostrou acertada, foi dividir a prova em 4 etapas de 10 km cada uma para controlar o aspecto mental da expectativa de uma duração superior a 5 horas e o calor do horário mais quente do dia.
A parte mais exigente do percurso foi a partir do km 25 onde se iniciam as dunas de areias extremamente quentes e fofas. Essa condição nos trouxe algumas câimbras e dores na coxa panturrilha que, em vários trechos, nos impedia até mesmo de correr.
Na grande duna perto do km 30 o ganho de altitude é considerável e a organização oferece oxigênio aos atletas mas, graças a nossa estratégia de aclimatação, passamos por esse desafio sem qualquer problema.
Depois de mais de 6 exaustivas horas, indo muito além dos limites, finalizamos nossa primeira maratona em um percurso mágico no desafiante Deserto do Atacama.
Nosso encontro na chegada em San Pedro do Atacama foi extremamente alegre e emocionante e nos marcou profundamente pois confirmou que estando juntos conseguimos conquistar muito mais.
Assista ao video desta aventura no Casal AR Extreme Channel no YouTube
Assista também ao vídeo da aventura no canal Trail TV
A Deserto do Atacama Marathon MountainDo é extremamente bem organizada e tem uma ótima estrutura de apoio ao atleta. Clique aqui e acesse a página da organização.