Sonhos, quem de nós não possui, seja uma viagem, um imóvel, um carro e os mais variados possíveis.

Estar no Pico da Bandeira (3º. ponto mais alto do Brasil) era o sonho do Ricardo que o perseguiu por 10 anos e que, juntos, tornamos realidade na expedição #PicosdoBrasilBandeira e com a experiência de acampar dentro do Parque e vivenciar intensamente toda a sua beleza..

Celebramos  ainda o início de um novo ciclo #55naMontanha com uma experiência fascinante com significados de renovação da certeza de que #JuntosSomosMais

Como diz a canção Clube de Esquina no. 2   “Por que se chamavam homens / Também se chamavam sonhos / E sonhos não envelhecem”, sempre é tempo de realizar e buscar o que nos move e nos inspira.

Iniciando a jornada com um Belo Horizonte e suas delicias!

O Parque Nacional do Caparaó está a cerca de 763  km de São Paulo e resolvemos iniciar a jornada com uma parada em Belo Horizonte, , conhecida carinhosamente como beagá, e começar as comemorações do aniversário de forma deliciosamente mineira.

Visitamos o Parque da Serra do Curral, andamos pela cidade, estivemos no imperdível Mercado Central para os queijos e o delicioso tropeiro e ainda realizamos um treino de trail running na Serra da Calçada, presente (!) do nosso coach Rafael Bonatto, uma trilha que recomendamos!

Veja os detalhes sobre beagá nas Dicas Casal A+R Extreme

Clube de Esquina 2                    

Uma ótima impressão na chegada ao Parque Nacional

Depois de uma longa viagem pela Estrada Real passando por emblemáticas cidades de Ouro Preto e Mariana  (entre outras cidades da história do Brasil), chegamos ao Parque Nacional no início da noite e na portaria ficamos positivamente surpresos pela organização e atenção do time ICMBIO que já tinha nossa reserva de acampamento nas mãos e nos orientou sobre horários e as práticas dentro do Parque.

Seguimos de carro até o Acampamento Tronqueira (1.970m de altitude) por  uma estradinha com calçamento em sua grande parte e já podendo apreciar a bonita vista que nos esperava.

Já com a noite instalada, começamos a montar a barraca que alugamos com a Quero Acampar e a preparar os equipamentos para o grande objetivo do dia seguinte.   Bastante cansados, sentindo o frio que fazia, comemos um sanduíche e fomos descansar.

         

Chegando à primeira etapa da jornada: Acampamento Terreirão

Depois de uma noite de sono, após nosso café da manhã e devidamente equipados e aquecidos (às 07:00 da manhã estava +4 graus C!), iniciamos nossa jornada pela Serra do Caparaó rumo ao Pico da Bandeira, cerca de 6,9 km.

O trecho até o Acampamento Terreirão (cerca de 3,7 km) e uma altitude de 2.370 m tem uma trilha com poucas árvores, muito bem demarcada e que segue próximo ao curso do rio José Pedro, sendo possível acessá-lo para um breve refresco em suas águas frias.

As pedras que se sobressaem no caminho formam em muitos trechos uma “escada” ajudando a superar a subida intensa e, após aproximadamente 1 hora e 45 min, alcançamos o Terreirão, onde fizemos uma breve pausa para comer e recuperar a energia.

       

Acesse nossa Galeria de fotos

Acima das nuvens, a realização do sonho: o cume do Pico da Bandeira

Na parte final da jornada (cerca de 3,2 km), a subida já se torna mais íngreme exigindo um esforço maior mas o visual que se começa a ter das montanhas e do próprio Pico da Bandeira vão renovando as energias a cada passo.

Faltando 200 metros para o cume, se encontra uma bifurcação que permite acessar a trilha da travessia até o lado do Espirito Santo.

A cada metro subindo, víamos as nuvens chegando e se postando no horizonte, mas nenhuma acima de nós.    Acima de nossas cabeças, somente o sol e um límpido e azulado céu.

Os últimos metros foram muito intensos e a emoção tomou conta de nós na chegada à cruz do cume por estarmos juntos realizando a conquista de um sonho.   Vislumbrar o horizonte na altitude dos 2.891 m do 3º. Pico mais alto do Brasil é indescritível pela sensação de estar mais alto que tudo a sua volta e ao mesmo tempo tão pequenos naquela imensidão.

Apaixonados pelas belezas da Serra e revigorados pelo sonho alcançado, estendemos nossa jornada em uma trilha mais suave até o Pico do Calçado, o 4º. maior Pico do Brasil com seus 2.849 m.

Por do sol maravilhoso, um amanhecer gelado e o delicioso café de altitude

No caminho de volta, fomos presenteados no Acampamento Terreirão com um pôr do sol maravilhoso coroando um dia muito especial e nos levando a terminar nossa jornada na noite, iluminados pela lua crescente e nossas headlamps.

Toda essa aventura nos deixou famintos e exaustos e, chegando no acampamento comemos e fomos descansar em nossa barraca.

Acordamos na manhã seguinte com toda grama e mesas a nossa volta congelada por uma das noites mais frias da temporada com a marca de +3 graus C às 07:00 da manhã o que não nos impediu de uma rápida caminhada até a Cachoeira Bonita para logo regressarmos para levantar acampamento.

Fizemos uma breve parada em Alto Caparaó para sentir o clima da cidade rodeada por seus cafezais, tomar o premiado café de altitude e saborear os quitutes mineiros.   Visitamos ainda as lojinhas de souvenir e descobrimos uma loja de equipamentos de montanha que também os aluga.

E chegou a hora de nos despedirmos desse lugar que vai ficar para sempre em nossa memória com um significado especial que vai nos inspirar na nossa jornada: qualquer que seja o sonho, ele pode ser realizado desde que você os persiga e não desista deles.

 

Rumo Aventura Nossas Dicas

⚠️ Grau de dificuldade: moderado
⏳ Tempo total expedição: mínimo 2 dias de estadia no Parque Nacional do Caparó
⛰ Período do ano: de abril a setembro/outubro
🕔 Duração trekking: de 6 a 8 horas (depende do preparo)
↔️ Distância: cerca de 10 kms ida e volta do acampamento Tronqueirão
🚗 Estacionamento: sim, dentro do Parque Nacional
🗓 Reserva: sim, para o acampamento
Roteiro de Viagem

Considerando a distância e para evitar cansaço excessivo e riscos no transito, planejamos nossa viagem com 2 paradas intermediárias – na ida: Belo Horizonte e na volta: Taubaté .   Fizemos o retorno para SP pela BR116 (rodovia MG-ES, passando por Volta Redonda) e, embora mais curta, a estrada é de mão única quase toda sua extensão, está com conservação precária e tem muito caminhões  que a torna cansativa e perigosa.

Acampamento

O acampamento no Parque Nacional é uma opção a ser considerada pois as 2 áreas (Tronqueira a 1.970 m e  Terreirão a 2.370 m) possuem uma infraestrutura boa (pias, água potável, banheiro com chuveiros frios).

É importante observar as regras do parque e fazer a reserva do acampamento com antecedência, em especial no período de temporada e nos finais de semana.   Acesse o site do Parque Nacional do Caparaó e veja as informações atualizadas

Equipamentos

Estar na montanha sempre requer equipamentos adequados e no caso do PN Caparaó por sua altitude e clima mais ameno, é aconselhável uma boa proteção para o frio: como luvas, gorro, meia quente, segunda pele para tronco e pernas, jaquetas e anorak, além disso, como o terreno é mais pedregoso é importante estar com botas de trekking para proteção e melhor aderência nos passos.

Em caso de acampamento, além da barraca, um bom isolante é aconselhável e um saco de dormir para pelo menos 0 grau.    Não deixe de levar headlamp, pilhas sobressalentes, powerbank para carregar celular, por exemplo (ah, o sinal é muito instável no parque).

Nós tivemos uma ótima experiência de alugar uma barraca Arpenaz 3 (até 3 pessoas) com a Quero Acampar.   A barraca estava em perfeitas condições e nos acomodou muito bem.  Valeu muito a pena!

Em Alto Caparaó encontramos a loja de produtos de montanha Fruto da Terra que, além de vender todo tipo de equipamento, também aluga desde barracas até fogareiros e jaquetas.  Os preços são competitivos e pode ser uma opção para necessidades de última hora.  Vale uma consulta!

Belo Horizonte

Parque da Serra do Curral

Com certeza não se precisa falar muito dos encantos de BH e as atrações que rodeiam a cidade, mas queremos dar a dica do Parque da Serra do Curral no bairro Mangabeiras.

Vale a ida ao Parque com o nome do bairro e principalmente subir até no mirante que fica no lado oposto da entrada do Parque Mangabeiras, com uma vista linda das cidades que circundam BH. As trilhas mais altas estão em fase de recuperação e depois de liberadas com certeza vão trazer uma beleza ainda maior.

Para a entrada no parque é necessário comprovar a vacinação contra a febre amarela ou, caso não esteja com a carteira (foi o nosso caso), assinar um termo de responsabilidade apresentando um documento com foto.  Acesse o link para saber mais informações

Serra da Calçada

Uma dica bem legal para quem curte um trekking, mountain bike e trail running, é a Serra da Calçada que fica em Brumadinho a 14 km do centro de BH, na BR040 sentido Rio de Janeiro.   É uma área preservada e tem um entardecer único com o pôr do sol nas montanhas mineiras.

Conheça outras expedições que fizemos no Brasil, acesse Picos do Brasil

Se inspire em nossas expedições pelas montanhas do Brasil e do mundo na seção Summit Experience