O Programa Conexão Campo Base na Rádio MR Easy Listening trouxe um tema altamente importante nos dias de hoje: o stress, seus efeitos e como a prática de mindfulness ou atenção plena pode ajudar a prevenir doenças relacionadas e trazer mais propósito, harmonia e produtividade para o dia a dia das pessoas.

Contamos com a participação do Dr Marcelo Demarzo que é especialista em atenção plena ou mindfulness, com formação internacional e é o fundador e atual coordenador do Mente Aberta, referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre Mindfulness.

 

 

 

Um mundo acelerado, acelerando o stress

Estamos vivendo em um mundo extremamente acelerado e competitivo e, as incertezas que a pandemia trouxe, agravam ainda mais essa situação.  As empresas precisam cada vez mais de resultados, os empregados precisam garantir o emprego, os estudantes têm que passar pelo ENEN, SISU, faculdade para garantir um bom emprego, em casa quase não temos tempo um para o outro…. assim vamos em uma espiral sem fim.

E as vezes não nos damos conta que entramos nesta espiral, vamos sendo envolvidos pelo ritmo desenfreado, pelas elevadas cobranças (e as vezes até de nós mesmos) e chega em um ponto em que estamos já com transtornos e todos os problemas causados pelo estresse.

Brasil campeão de pessoas ansiosas

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS).  Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão o Brasil

Segundo uma outra pesquisa 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Desse total, 32% sofreriam de burnout.  92% das pessoas com a síndrome continuariam trabalhando pelo medo do desemprego.

O levantamento feito pela Vittude, plataforma on-line voltada para a saúde mental, aponta que 37% das pessoas estão com stress extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. A ansiedade extremamente severa atinge níveis ainda mais altos: 63%.

A importância de identificar os sinais do stress no início

Cada pessoa reage às situações de forma diferente.  Em geral, começamos a perceber os efeitos do estresse em nosso comportamento e em algumas reações em nosso corpo ou organismo.

E são vários os sintomas que podem se manifestar: como problemas na pele, queda de cabelo, insônia, dores crônicas que nem sabemos por que, bruxismo (o ranger dos dentes quando estamos dormindo).

Alto grau de irritabilidade, aquela coisa de fazer tempestade em copo d’agua, também é um sinal do stress. Outro sinal é a perda de energia, aquele desanimo que não te permite realizar as atividades do trabalho e as do cotidiano.

Como evitar chegar a esses estágios tão extremos

O primeiro passo é você se observar e se reconhecer com algum sintoma do stress e não achar que não é nada ou é normal.   Procurar a ajuda de uma pessoa especializada que pode orientar o melhor tratamento a ser conduzido em cada caso.  Não trate apenas os efeitos, procure tratar a causa que está te levando ao estresse.

Também é importante inserir em nosso dia a dia atividades mais prazerosas que nos ligam conosco mesmo – aquele propósito que temos conversado..

Tire um tempo para você: leia um bom livro, toque aquele instrumento musical que já virou peça de decoração (ou comece a tocar um), encontre amigos, de risada, pratique um esporte que você goste, ande, corra, nade, pedale, vá para a natureza!

Enfim, se encontre com a sua essência!

 Você também vai gostar de ler Qual a vista você quer ter?

O Stress na alta montanha – uma experiência extrema

Na alta montanha tem também muito estresse, ansiedade, medos causadas pelas incertezas do ambiente e pela situações extremas que somos expostos.  Em muitas situações você se vê com aqueles pensamentos sabotadores que martelam a cabeça: “você não vai conseguir”, “isso não é para você”. È nestes momentos que usamos as práticas de atenção plena para observar o que acontece dentro de nós, avaliar e decidir continuar.   Sem isso não conseguimos atingir nossos objetivos.

Um caso que aconteceu foi um mal-entendido com um guia a mais de 5.000 m de altitude e o que você vai fazer nestas situações?  Não tem banheiro para ir chorar, não tem um bar para ir beber e você não vai se jogar do alto da montanha!  Então, as práticas de atenção plena são essenciais para baixar aquele sentimento e retornar a normalidade do relacionamento e continuar a jornada rumo ao objetivo.

Conheça a história de atenção plena na alta montanha Mindfulness e a Jornada Transformadora no Aconcágua, o Teto das Américas

Perguntas e respostas – Dr Marcelo Demarzo

O que é mindfulness ou atenção plena

A tendência natural de nossa mente é ficar 50% do tempo dispersa e mindfulness é o treinamento da atenção.  Aplicando ferramentas e técnicas simples de meditação para treinar a atenção que é uma capacidade humana que todos nós temos.

Como iniciar com a prática de treinar a atenção

É muito parecido com atividade física e é importante ter regularidade e duração que estudos indicam que cerca de 10 a 15 minutos diários já é possível sentir os benefícios.  Uma dica para iniciar é usar a prática dos 3 passos de mindfulness e ir aumentando a regularidade e volume.

3 passos Mindfulness – Mente Aberta

Como ajudar na prevenção e tratamento dos problemas modernos

A saúde mental sempre foi importante e é a grande questão do século 21 e o seu cuidado é fundamental, sendo que várias pesquisas indicam que mindfulness traz resultados efetivos.

É importante desenvolver a habilidade de reconhecer as emoções e a nossa resposta padrão a estes estímulos, permitindo reagir de forma diferente quando os fatores geradores de stress se apresentam.

Stress é bom até determinado limite

O stress fisiológico faz parte da vida e dentro dos níveis adequados ele é importante.  É o chamado stress adaptativo que está dentro dos recursos da pessoa e leva ao desenvolvimento de capacidades, por exemplo, para o esporte.

O chamado Distress ou stress disfuncional é aquele que vai além dos recursos da pessoa tem para suportar e começa a gerar reações mais críticas.

Quando o stress disfuncional se torna crônico, ou seja, quando a exposição aos fatores geradores são constantes, ele pode levar a doenças, alterando o sistema imune, que predispõe a doenças e causa envelhecimento precoce.

Espiral da exaustão

É muito comum você não reconhecer os fatores de stress e entrar na chamada espiral da exaustão.  Em um período de mais tensão, você acaba tirando as atividades que recuperam a sua energia do nosso dia a dia sem mesmo perceber.  Desta forma, acabam ficando somente as atividades que consomem energia e mindfulness ajuda a identificar esse desequilíbrio antes que ele aumente de intensidade e gere a espiral de exaustão.

Causas do stress infantil

São vários fatores como: dinâmica familiar, escola e equilíbrio das atividades e até o próprio convívio familiar.  É importante observar o comportamento da criança e procurar um profissional especializado.

Mindfulness e psicoterapia

Treinamentos de mindfulness não relacionados à psicoterapia e que estão no campo da promoção da saúde e melhora da qualidade de vida e há, também, os protocolos e programas dentro que se inserem na psicoterapia como, por exemplo, para tratamento da depressão.

A relação diabetes e stress

O diabetes tipo 2 está relacionado ao estilo de vida e é multifatorial, dependendo por exemplo da alimentação, obesidade entre outros.   O stress crônico pode ser um facilitador do processo de criação ou predisposição à doença.

Como evitar o esgotamento profissional

O Burnout (síndrome do esgotamento profissional) pode ser ocasionado por situações no ambiente de trabalho que algumas vezes não estão sob nossa ação para mudança.   De outro lado, também está em como reagimos a estes fatores.  Neste ponto a capacidade de administrar as reações através da atenção plena vai nos permitir ser menos afetados pelas condições geradoras do Burnout.

Distanciamento do propósito – uma fonte de stress

Uma das fonte de stress é não estarmos alinhados com o nosso propósito de vida e pode causar exaustão, perda de eficácia e distanciamento do trabalho.

Você vai gostar também de ler

 7 dicas do esporte outdoor para melhorar o desempenho e reduzir o estresse do dia a dia

 Atenção plena na montanha: mindfulness melhorando a performance

 

No Conexão Campo Base  nossos conhecimentos e aprendizados no ambiente corporativo e no esporte outdoor são compartilhados de maneira leve e prática, inspirando pessoas e organizações a desenvolverem as capacidades e competências essenciais para conquistarem os seus cumes.  #AlcanceSeuCume

Siga nosso Instagram para acompanhar as dicas que vão inspirar e transformar o seu dia!

Entre em contato conosco e veja como podemos contribuir para você alcançar o seu cume.  QUERO ALCANÇAR MEU CUME