Em nossa expedição aos Vulcões de Arequipa, reservamos alguns dias para conhecer Machu Picchu e ficamos encantados com a magia do lugar e toda a energia da civilização Inka.
Para que você possa aproveitar e se encantar por este lugar incrível, veja as 6 dicas que preparamos.
Conheça como foi nossa experiência em Machu Picchu e Cusco Machu Picchu – a força e energia da cultura Inka
-
Opções para chegar a Cusco e Machu Picchu (partindo de Arequipa)
- O pacote que adquirimos em Arequipa saiu por 195 USD / pessoa e incluiu: taxi Plaza de Armas-Rodoviária, ônibus leito Arequipa-Cusco, hostal em Cusco (2 noites), transporte em van Cusco-Hidrelétrica-Cusco, hostal (1 noite) e jantar em Aguas Calientes, ingresso e guia em Machu Picchu
- Também é possível adquirir a passagem de ônibus diretamente com as empresas (entre 60 e 100 Soles), transporte Cusco-Hidrelétrica-Cusco (aprox. 80 soles em reservas@machupicchubus.pe) ou ainda adquirir na cidade de Cusco ou no terminal rodoviário (sempre há pessoas oferecendo os serviços e pacotes).
- Os trens são bem estruturados e é uma opção interessante acesse para ter mais informações de horários e preços: www.incarail.com e www.perurail.com
-
O que levar para Machu Picchu:
- É interessante levar apenas 1 mochila de ataque com roupas e equipamentos fundamentais para 1 dia, evitando peso desnecessário para a jornada até Machu Picchu e os hotéis e hostals estão preparados para guardar as demais bagagens até o seu retorno.
- Equipamentos básicos:
- Bota de trekking ou calçado que permita caminhar em terreno irregular,
- Calça e jaqueta, em especial se o horário de visita for pela manhã ou final de tarde (fomos no primeiro horário, com o sol amanhecendo)
- Segunda pele ou fleece pois, se o tempo estiver aberto, a tendência é esquentar com o sol
- Boné ou viseira, além de óculos de sol, são muito recomendados
- Água e um lanche básico
-
Altitude e aclimatação:
- Cada pessoa se adapta à altitude de uma maneira diferente à altitude – não se esqueça que Machu Picchu está a 2.430 msm. Por isso a hidratação é fundamental antes e durante sua estadia e para evitar ou minimizar o soroche ou mal de altitude.
Conheça um pouco mais sobre Um dos mais temidos fatores de risco em alta montanha: soroche ou mal de altitude
-
Visita a Machu Picchu:
- É recomendado chegar no primeiro horário de abertura às 06:00 pois terá um pouco menos de gente e te o visual bonito do sol nascendo sobre as ruinas, além de evitar o calor.
- A quantidade de visitantes chega a 8.000 por dia na alta temporada e 4.000 na baixa temporada, o que gera aglomerações mas depois que se entra os grupos vão se dissipando e ficando mais amigável a visitação
- Os ônibus começam a levar os turistas às 05:30 e é preciso chegar muito cedo ao ponto de embarque para pegar os primeiros e chegar na abertura do sitio e ter mais tempo pra visitar e retornar para a hidrelétrica no horário combinado com o transporte.
- Há guias que ficam na entrada do sitio e um tour guiado sair por cerca de 150 soles para uma pessoa. Muitas vezes formam grupos e o preço fica mais baixo.
- Ticket de visita ao sitio sai por 152 Soles Peruanos e podem ser adquiridas diretamente na entrada ou ainda antecipadamente – cheque o site https://reservas.machupicchu.gob.pe/
- Não deixe de registrar a visita em seu passaporte. O carimbo se encontra logo na saída da visitação ao sitio.
-
Cultura Inca e estrutura de Machu Picchu
- A cultura Inca e as construções de Machu Picchu são muito ricas em histórias e se quiser conhecer um pouco mais acesse www.peru.travel/en-us/what-to-do/ancient-peru/machu-picchu-sanctuary.aspx
-
Cusco: cidade centro administrativo e cultural
- Cusco apresenta muitas opções e explorá-la pode levar a uma viagem para as culturas inca e espanhola.
- Nós tivemos apenas 1 noite na cidade e mesmo cansados, não deixamos de caminhar por suas ruas coloniais e apreciar as comidas típicas e a cultura local.
- Conheça mais em www.peru.travel/en-us/where-to-go/cusco.aspx
Conheça também Arequipa: cidade surpreendente e seus vulcões impressionantes!
Com certeza você vai gosta de conhecer como foi a Vulcão Misti Summit Experience: 5.825m de muito esforço, contratempos e beleza extrema no cume!