A preservação do planeta vem a muito tempo sendo debatida – aquecimento global, mudanças climáticas, fome, desertificação, desmatamento de florestas….

Foram celebrados protocolos entre países e organizações sobre emissão de gases, consumo consciente, diversidade biológica entre vários outros.

Mas com a pandemia do corona virus (COVID-19) os questionamentos sobre a saúde do planeta e a efetividade das ações de preservação ficaram ainda mais fortes.

Mais evidente ainda ficou que, para a sorte do planeta, sua conservação está nas mãos dos indivíduos.

Desenvolver uma consciência dos impactos de nossos hábitos e realizar a mudança é essencial para a recuperação das espécies, volta das matas e, enfim, termos toda exuberância da natureza de volta.

Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente? Você já parou para pensar?

Água

Todos os dias você escova os dentes, toma banho, lava as mãos, faz comida, lava a louça e a roupa, utiliza a descarga. Você já pensou o quanto tudo isso consome de água por dia?

Somos hoje 6 bilhões de habitantes no planeta, com um consumo médio diário de 40 litros de água por pessoa.  Um europeu gasta de 140 a 200 litros por dia, um norte-americano, de 200 a 250 litros, enquanto em algumas regiões da África há somente 15 litros de água disponíveis a cada dia para cada morador.

Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o consumo médio diário por habitante da cidade de São Paulo é de 200 litros de água, considerado altíssimo.

Energia elétrica
Diariamente, você faz funcionar luzes e eletrodomésticos como chuveiros, computadores, liquidificadores etc. Também ouve música ou notícias no rádio, assiste a programas de TV, lava e seca roupas em máquinas, usa elevadores, escadas rolantes, climatização de ambientes (ar condicionado ou aquecedores). Você já pensou em quanta Natureza é preciso “empregar” para fazer tudo isso funcionar? No Brasil a maior parte da energia elétrica consumida é produzida por hidroelétricas, que exigem, para seu funcionamento, a construção de grandes barragens.
Alimentação
Atualmente, muitas pessoas comem mais do que o necessário.  É o que mostram os altos índices de obesidade no mundo, principalmente nas nações mais desenvolvidas. Mas comer em grande quantidade não garante uma boa saúde, pelo contrário. A alimentação é um item muito importante da nossa qualidade de vida, mas, além disso, uma dieta natural e equilibrada é bastante favorável à preservação dos ambientes. O consumo de alimentos orgânicos ou naturais ajuda a diminuir o uso de agrotóxicos e o equilíbrio alimentar leva a uma exploração menos irracional dos recursos do planeta, reduzindo, em muitos aspectos, nossas pegadas. Lembre-se de que não faltam alimentos no mundo e sim uma distribuição mais justa.
Consumo e descarte
Quanto mais consumimos, mais lixo produzimos. Os resíduos naturais, ou matéria orgânica, podem ser inteiramente absorvidos e reutilizados pela Natureza, mas o tipo de resíduos que nossa civilização produz nos dias de hoje, especialmente os plásticos, não podem ser eliminados da mesma forma. Eles levam milhares de anos para se desfazer no ambiente. Você já mediu quanto você, sua família ou seu grupo de trabalho produzem de lixo por dia? A média nos grandes centros urbanos é de 1kg por pessoa. É muito lixo! Mas você pode contribuir bastante se separar os materiais descartados. Comece separando o lixo entre seco (reciclável) e o úmido (orgânico). Você irá observar que o peso do seco é pequeno, porém seu volume é enorme.
Transporte
Quanto você se desloca por dia? De que forma: carro, ônibus, trem, metrô, a pé ou de bicicleta? A maioria dos meios de transporte que utilizamos em nosso cotidiano utilizam combustíveis fósseis, ou seja, não renováveis.  Esta fonte energética que vem do petróleo, do carvão e do gás natural polui o ar, principalmente nos grandes centros urbanos, devido à enorme quantidade de automóveis.
Calcule a sua pegada ecológica e revise seus hábitos

Fonte e referência WWF

No Conexão Campo Base nossos conhecimentos e aprendizados no ambiente corporativo e no esporte outdoor são compartilhados de maneira leve e prática, inspirando pessoas e organizações a desenvolverem as capacidades e competências essenciais para conquistarem os seus cumes.  #AlcanceSeuCume

Acesse os conteúdos inspiradores do Conexão Campo Base e siga nosso Instagram para acompanhar as dicas que vão inspirar e transformar o seu dia!

Entre em contato conosco e veja como podemos contribuir para você alcançar o seu cume.  Quero Alcançar meu Cume