A temporada de montanha vem de uma tradição de países com estações climáticas bem demarcadas e que com a chegada da primavera realizam festivais e eventos para marcar o início das possibilidades da prática de esportes outdoor na montanha como trekking e escalada;
A temporada de montanha no Brasil
Aqui no Brasil a temporada de montanha é demarcada pelo período de diminuição das chuvas e a estabilização climática e ocorre entre os meses de abril e setembro.
Este período se torna o mais favorável pois o calor não é tão excessivo e os riscos de tempestades com chuva e raios é mais baixo. Com isso, aumenta a possibilidade de realizar acampamento e trekkings na montanha.
Nesta época, em geral, as noites apresentam o céu mais aberto e um friozinho bem gostoso (!!) que, dependendo de regiões no Brasil, pode chegar a temperaturas negativas. Para a sorte de quem estiver preparado para encarar o frio, vai poder apreciar toda a beleza e imensidão de um céu estrelado.
Conheça as 10 Montanhas mais altas do Brasil
Equipamentos para uma aventura segura
Para que a experiência na montanha seja a melhor possível, sempre é recomendado a utilização de equipamentos que além de dar conforto e performance, garantem segurança para o montanhista.
Para a prática de esporte outdoor alguns equipamentos são essenciais (alguns, diríamos obrigatórios), em especial, quando um tempo chuvoso é esperado.
Nestes casos é recomendado:
- estar com calçados impermeáveis, de fácil secagem e com solado
- ter uma anorak impermeável, com capuz e costura selada
- ter uma calça impermeável que possa ser vestida sobre a calça/bermuda de trekking
- como emergência, é sempre importante ter uma manta térmica para evitar a hipotermia
Temporada de montanha com a pandemia
A pandemia do COVID-19 impactou diversos setores da economia e atividades das pessoas. E não foi diferente com o montanhismo.
Os amantes do esporte outdoor também tiveram que se adaptar às novas condições para praticarem a sua paixão com segurança.
Veja abaixo como a comunidade do montanhismo se estruturou em um momento bastante crítico.
As regras definidas
As federações, clubes e associações de montanhismo aproveitam a abertura da temporada de montanha para realizar eventos. O objetivo é incentivar a prática de esportes e atividades outdoor, além de trazer a conscientização da necessidade de preservação com cursos, palestras e atividades de limpeza de montanhas.
Neste período de pandemia, seguindo as orientações sanitárias vigentes, os eventos foram cancelados pelas entidades e cidades que tradicionalmente os realizavam. Algumas entidades estão avaliando a realização de eventos online.
A pandemia não impacta somente a realização dos eventos, ela vem trazer também uma nova forma de pensarmos e realizarmos o esporte na montanha. Devemos combinar ações de proteção contra o novo corona vírus COVID-19 e a preservação da natureza.
As orientações para uma atividade segura na montanha
Para isso, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada CBME elaborou um documento com orientações para a prática do montanhismo e escalada no contexto da pandemia.
Acesse o artigo Atividades Outdoor: O que dizem os Protocolos para a volta para conhecer os detalhes das orientações.
Antes de ir para uma atividade em montanha, atente também para as regras específicas de cada localidade e parque pois estão operando em horários diferenciados e com capacidade reduzida.
Aproveite a temporada de montanha com responsabilidade e consciência de preservação da natureza e da vida humana.
Você também pode acessar as informações atualizadas da Federação Internacional de Montanhismo e Escalada – UIAA