As experiências nas montanhas nos inspiram a nos preparar para a expedição 2022 e para alcançarmos os cumes da vida
A Expedição 2022 começou e o esporte na montanha traz muitas dicas para esse novo ano
Um novo ano sempre renova as esperanças e é um marco de recomeço e de estabelecer novos objetivos. São os cumes sendo definidos.
Mas, ao longo das primeiras semanas, a esperança e muitos dos objetivos acabam ficando para trás devido a correria do dia a dia. Chega o sentimento de frustação por não conseguir realizar os sonhos e pronto, já está de volta como terminou o ano anterior.
Você é o responsável pelas etapas da sua jornada
Você já deve ter se encontrado em situações como a descrita ou visto pessoas que passaram por essa imensa frustação de não realizar um sonho.
Existem formas de se evitar ou minimizar esse sentimento desagradável e vamos falar um pouco mais abaixo.
É muito comum colocar a culpa em fatores externos como o chefe, a pandemia, a família, o governo. O primeiro passo para não entrar nessa situação ou sair dela é reconhecer que você é protagonista da sua história.
Assim também é na montanha, não se pode transferir a responsabilidade de um insucesso de uma expedição ao guia ou ao clima. O montanhista deve estar consciente da sua responsabilidade em cada etapa da jornada, da preparação à sua volta.
Veja um pouco mais sobre como se tornar protagonista
Preparação diferente para cada montanha
Hoje em dia é muito comum dizer para as pessoas e profissionais serem protagonistas da sua história, do seu destino. A palavra acaba ficando até desgastada pois os resultados que são obtidos por muitos não confirmam esse discurso.
As expedições em montanha nos mostram que não basta ter o objetivo, o sonho de alcançar o cume de uma alta montanha e ter a consciência de sua responsabilidade, seu protagonismo. É preciso mais.
As experiências pelo mundo e no Brasil que cada montanha tem sua particularidade e requerem preparações diferentes.
Assim foi na expedição Rota Sul, onde encontramos condições diferentes em cada uma das montanhas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Conheça como foi a incrível experiência da Rota Sul
5 dicas das montanhas para a “Expedição 2022”
Os aprendizados que o esporte e a montanha trazem para o nosso dia a dia são muitos. E abaixo trazemos alguns deles que acreditamos serem essenciais em uma jornada.
-
- Dê um significado ao seu cume
- Planeje as etapas para o seu cume
- Se prepare para física, intelectual e mentalmente para o seu cume
- Esteja preparado para os imprevistos, tenha trilhas alternativas para o seu cume
- Crie cumes intermediários ao longo da jornada