Natureza, encontros e transformação, essa é a combinação que faz com que o Caminho da Fé seja uma das principais rotas de peregrinação no Brasil.
Diferentes Ramais, um Destino
Peregrinos de todo o Brasil e do exterior vindos de diferentes ramais se encontram em Aparecida SP no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para cumprir promessas e agradecer graças recebidas ou, simplesmente, para ter a experiência única que esse caminho proporciona.
São 19 ramais com diferentes distâncias que, somados, chegam a mais de 2.000 km de estradas de terra, trilha e asfalto, sendo que cerca de 400 km atravessam as lindas montanhas da Serra da Mantiqueira em São Paulo e Minas Gerais.
Alguns dos ramais, as cidades de origem e distâncias são:
- São José -São José do Rio Preto (SP) 894 km – o mais longo
- Centro Paulista – Borborema (SP) 742 km
- Sul de Minas – Botelhos (MG) 390 km
- Principal – Águas da Prata (SP) 318 km
- Paraisópolis – Paraisópolis (MG) 135 km
Vivenciando um Propósito
Seja a pé ou de bicicleta, com apoio ou sem apoio, os peregrinos vão em busca do encontro com sua essência, com aquilo que muitas vezes se perdeu na jornada da vida.
Em meio a uma natureza exuberante, a simplicidade das pequenas cidades e vilas e à receptividade dos moradores que os acolhem, os peregrinos podem refletir sobre o verdadeiro sentido de sua jornada, sobre o seu propósito pessoal e deixar florescer o sentimento de gratidão pela vida.
Uma pequena experiência da grandeza desse Caminho
Morando em Paraisópolis MG, uma cidade que é um dos ramais do Caminho da Fé, tivemos a oportunidade de ter uma pequena experiência da grandeza desse caminho.
Fizemos o trecho entre as cidades de Consolação MG e Paraisópolis MG, cerca de 21 km de trilhas em estrada de chão batido, entre fazendas e pequenas vilas e em meio à uma exuberante natureza.
Assista nossa experiências e algumas dicas
LINK YOUTUBE
Principais Dicas
Para que você faça um “bom caminho”, há algumas dicas importantes para que você não corra riscos desnecessários e você possa contemplar a natureza e estar com seu propósito em toda a jornada.
Planejamento
Defina o ramal que pretende fazer e conheça a distância entre as cidades, os pontos de parada, as pousadas e hotéis, o tipo de terreno em que irá caminhar, além da altimetria que você irá encontrar.
Há trechos em asfalto e de estrada de chão batido e esteja preparado para boas subidas, principalmente nos trechos que atravessam a serra da Mantiqueira.
Divida as distâncias pela sua capacidade de caminhar/pedalar por dia. Em geral, as médias percorridas por dia são: 25 a 30 km na caminhada e 50 a 80 km com a bicicleta.
Acesse o mapa e conheça os ramais e distâncias Mapa Caminho da Fé
Preparação Física e Mental
É muito importante uma preparação física e mental prévia para que possa encarar o caminho com mais força e não tenha riscos de uma lesão que o impeça de finalizar a tão sonhada jornada.
Com o seu planejamento e as distâncias médias a percorrer por dia definidas, se programe para realizar treinos de caminhada, corrida e bicicleta que vão te dar força para realizar o caminho. Não se esqueça de colocar treinos de fortalecimento, fundamentais para evitar lesões.
Conheça como nos preparamos para os desafios da montanha 3 Pilares para a Preparação Fisica para Montanha e Preparação Psicológica para a Montanha
Clima
Procure programar a sua peregrinação para os meses com menor probabilidade de chuvas que podem dificultar caminho e trazer riscos, em especial, nos trechos da serra da Mantiqueira.
O período entre abril e agosto são os que historicamente tem menor precipitação de chuvas, sendo que junho e julho são os mais secos nesta região.
Equipamentos
Pense nos equipamentos como sendo os seus companheiros na sua jornada pelo Caminho da Fé e que possuem o papel de dar conforto e proteção.
Muitos dos equipamentos vão depender da época do ano que você irá e as condições do clima.
- Cabeça: óculos de sol, gorro, boné, chapéu, bandana que protejam inclusive a parte de traz do pescoço e orelhas. Capacete para os ciclistas.
- Mão: luvas leves e os bastões ou cajado são de grande utilidade
- Tronco: camiseta mão comprida, segunda pele, fleece leve, jaqueta corta vento, jaqueta impermeável
- Pernas: calça de trekking, calça impermeável, calça legging
- Pés: meias confortáveis e calçados (botas ou tênis) apropriados para os terrenos do caminho e que você já esteja acostumado (nada de estrear um calçado no caminho!)
A Associação dos Amigos do Caminho da Fé • AACF rege o Caminho e é responsável pelo seu funcionamento legal, pela estruturação operacional, pela gestão institucional e pelo seu planejamento estratégico com o objetivo de propiciar as informações necessárias para a experiência do peregrino.