ParedSur 60km Aconcágua Endurance foi um dos mais impactantes desafios que já nos propusemos a realizar e nos levou a uma preparação especial.
Aconcágua Endurance: um desafio extremo
O Aconcágua Endurance, uma corrida de 60 km na montanha mais alta das Américas, nos expõe a situações extremas que exigem muito de nossa mente e de nosso corpo.
- Altitude: o Aconcágua Endurance nos levou a 4.200 metros de altitude, no mirante da Parede Sul, com um desnível de mais de 1.000 metros
- Vento: mudanças climáticas repentinas, muito vento e possibilidade de neve
- Frio: uma largada na madrugada, um amanhecer congelante na altitude e um sol escaldante no final da prova
- Terreno: bastante irregular com muita areia e pedra por todo percurso de 60 km
- Duração: em nossas previsões, estimamos uma prova com mais de 10 horas
- Alimentação: como o corpo reage à altitude e quais os melhores alimentos que irão gerar energia
Todos esses fatores exigem um processo de preparação intenso e bem estruturado.
Clique aqui e saiba mais detalhes deste desafio extremo.
Aconcágua Endurance: parceiros de valor
Como já conhecemos as características do Aconcágua depois das expedições que realizamos à montanha (clique aqui para conhecer), sabíamos o que o desafio nos reservava.
Visando uma preparação adequada que nos permitisse um desempenho acima da nossa média e que nos protegesse das indesejáveis lesões, conversamos com nossos parceiros e especialistas sobre as expectativas deste desafio.
Por já nos conhecerem a alguns anos, eles estudaram as características da prova para montar um ciclo de treinamento de corrida e fortalecimento e uma visão da saúde física. necessário.
Clique aqui e conheça mais sobre os nossos parceiros de valor para o Aconcágua Endurance
Aconcágua Endurance: a estrutura da preparação
Preparação Física

Aconcágua Endurance e a preparação no Caminho da Fé
Nosso treinador Raphael Bonatto, ultramaratonista experiente, preparou um ciclo de treinamento físico que nos preparasse para a distância (60 km), condições do terreno e altimetria (na prova o desnível chega a +1.000 metros).
Como estamos morando no sul de Minas Gerais no meio da Serra da Mantiqueira, encontramos os mais incríveis locais que combinavam subidas duras, terreno acidentado, distância e duração necessárias, levando em consideração a adaptação e características de cada um de nós.
As trilhas que saem da porteira de casa, na serra da Mantiqueira em Paraisópolis e o Caminho da Fé no sul de Minas Gerais e divisa com São Paulo, foram os principais cenários de nossos treinos. O treino de força? Ah sim, esse foi o que chamamos de “roça fit” – um treino na Querência Extreme ao ar livre com alguns equipamentos de academia e muito de trabalho na roça. ☺
Preparação Nutricional
Como avaliou a nossa nutricionista do esporte, Livia Hasegawa, o grande desafio nutricional é como o organismo vai absorver os nutrientes estando na altitude, a capacidade de processamento do oxigênio e a necessidade de fortalecer a imunidade devido a intensidade dos treinamentos e a variação do clima na montanha.
Após uma série de exames, passamos a suplementar vitaminas e componentes nutricionais importantes, além de uma dieta específica para cada um de nós.
Preparação Ortopédica e Regenerativa
O acompanhamento preventivo do Dr. Maurício Palmieri foi fundamental para corrigirmos posturas inadequadas que estavam nos levando a lesões, além de suplementações e tratamentos regenerativos que permitiram reduzir os desgastes e melhorar a nossa condição tanto para os treinos quanto para o desafio no Aconcágua.
Preparação e Aclimatação à Altitude
Sabendo dos riscos do mal de altitude e de que ele poderia colocar fim em nosso desafio, criamos 2 ciclos de aclimatação.
Chegamos com antecedência à Penitentes (estação de ski de Mendonça e local da largada) e começamos a nos aclimatar em seus 2.500 metros de altitude.
Seguimos nestes dias anteriores à prova, fazendo trotes em parte do percurso e subindo às montanhas à sua volta, chegando próximos aos 3.400 metros de altitude.
Importante é que durante todos os dias mantivemos a ingestão de 4 a 5 litros de água por dia! Essencial para evitar o mal de altitude.
Assista o video de um de nossos treinos de aclimatação e as dicas sobre esse importante período.
Venha com a gente viver nesta emoção e conheça mais sobre o Aconcágua Endurance
Emoção de estar no lugar de nossa essência
Muita superação e o encontro na Parede Sul
Celebrar é mais que preciso: a beleza de Mendoza, vinhos e restaurantes
Projeto Desafios Extremos
Projeto Desafios Extremos nos leva a lugares inóspitos do planeta Terra, desafiando nossos limites nos expondo a situações extremas e nos permitindo viver momentos únicos de rara beleza. #altamontanha #ultratrailrunning #ultramaratona #aconcagua #aventura #extremo
Nossos limites sendo desafiados nas situações mais extremas do planeta Terra.
Imagens incríveis e aprendizados que inspiram a alma em busca de nossos cumes!
Conheça nossos Desafios e Projetos e se inspire para ir além e alcançar os seus cumes!
Seja um parceiro ou patrocinador e faça parte desta jornada inspiradora!
Saiba como sua marca pode se conectar com valores autênticos e engajar uma audiência qualificada.
Sobre o Aconcágua
O Aconcágua é a montanha mais alta das Américas, com uma altitude de 6.962 metros, também e a montanha mais alta do mundo fora da cordilheira do Himalaia.
Ele está situada na Cordilheira dos Andes na província de Mendoza na Argentina e faz fronteira com o Chile.
Conheça mais sobre o Aconcágua
O Sentinela de Pedra, como é conhecido, faz parte do projeto 7 Cumes que abrange as montanhas mais altas dos continentes.
São 7 montanhas que estão assim distribuídas: Ásia – Monte Everest, Europa – Monte Elbrus, Oceania – Pirâmide Carstensz, África -Monte Kilimanjaro, Antártida – Monte Vinson e Américas – Aconcágua e Denali.