Caminho dos tropeiros em séculos passados, Cambará do Sul também foi caminho da Rota Sul do Projeto Picos do Brasil e nosso encantamento foi tanto que, depois da primeira passagem, alteramos nosso roteiro para retornar a cidade e nos deliciar com suas belezas.

Localizada na Serra Gaúcha a 180 km de Porto Alegre, Cambará do Sul tem aproximadamente 6.400 habitantes (2020) e sua base econômica é a agricultura, agropecuária, apicultura, exploração de madeira e turismo.

Mantem suas tradições campeiras e é um destino turístico em plena expansão por suas belezas naturais, infraestrutura para os visitantes e aventura para a família inteira.

Conheça os detalhes do Projeto Picos do Brasil que vai nos levar aos picos mais altos de cada um dos 27 estados do Brasil

As Incríveis Belezas Naturais e a Hospitalidade do Povo

A cidade é conhecida como a Terra dos Cânions e abriga os Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, onde se localizam os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza (os mais visitados) e os Cânions Churriado, da Pedra e Josafaz que são mais distantes da cidade e menos explorados.

E os atrativos não param por aí: tem cachoeiras, lajeados e o frio, isso mesmo, Cambará do Sul é uma das cidades mais frias do país, chegando inclusive a nevar.

Há inúmeras opções de hospedagem desde hostels, pousadas campestres até hotéis de luxo. Nós que adoramos estar em contato com a cultura e a natureza, nos hospedamos em uma pousada rural. (veja mais a frente as Dicas Rumo Aventura para sua viagem).

A cidade oferece uma quantidade grande de restaurantes com cardápios variados, desde um lanche até uma verdadeira cozinha típica dos imigrantes italianos e a culinária típica serrana onde o pinhão é a estrela. A hospitalidade e calor humano de seu povo é uma das suas características e encanta a todos os turistas.

Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral

Ficamos impressionados pelas belezas dos parques que possuem uma natureza preservada formados por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.

São unidades de conservação brasileira sob administração do ICMBio e formam a divisa natural entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Recentemente (2021) ocorreu a concessão da gestão dos parques e a empresa ganhadora deverá investir em melhorias de acesso, infraestrutura turística e de preservação.

O Parna Aparados da Serra fica distante cerca de 18 km do centro de Cambará do Sul e é onde está localizado o Cânion Itaimbezinho.

Já o Parna da Serra Geral está distante cerca de 20 km do dentro da cidade e tem o Cânion Fortaleza como um de seus principais atrativos.

Atualmente, não há cobrança de entrada e os parques está operando com capacidade reduzida devido aos protocolos de prevenção ao COVID-19 e que pode gerar um tempo de espera, especialmente no Itaimbezinho.

Cânion Itaimbezinho

O Cânion Itaimbezinho é um dos mais famosos da região e seguramente deve estar no roteiro da sua viagem e está situado no Parna Aparados da Serra a 18 km da cidade.

O acesso se dá por uma estrada de terra onde se pode trafegar com veículos de passeio e dentro do parque o acesso é todo asfaltado, com estacionamento depois da entrada principal.

O Parque possui uma ótima estrutura que permite a visitação de crianças, pessoas idosas e com necessidades especiais.

A beleza do cânion é impressionante com seus paredões verticais e fenda estreita, chegando a profundidade de até 700m.

Cercado com o intenso verde da mata atlântica e diversas quedas d’água formam um cenário que não se cansa de contemplar.

As trilhas do Cânion Itaimbezinho

Na parte superior do cânion estão as trilhas do vértice e do cotovelo com acesso pela entrada principal do parque.

A trilha do vértice é de acesso fácil, plana e calçada com pedras. É possível contemplar o vértice do cânion e mais a frente chegar ao mirante da Cachoeira das Andorinhas, uma linda queda d’água de cerca de 200 m. Seguindo mais a frente é possível ter outras lindas vistas da cachoeira e dos paredões do cânion.

A trilha do cotovelo tem cerca de 6 km (ida e volta) e tem um horário limite para percorrer a trilha que é em uma estrada de terra com leves subidas, em meio a mata do parque.

Chegando ao mirante é possível ter a vista mais bonita do cânion: todos os paredões, a Cachoeira das Andorinhas mais ao fundo e a Véu da Noiva logo ali pertinho.

Caminhando mais a frente, se observa os imponentes paredões, a mata nativa e o rio do Boi logo abaixo, uma paisagem única e impressionante.

A Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion e a entrada é pelo Posto de Informação e Controle do Rio do Boi, que fica no município de Praia Grande/SC.

Essa trilha ficou para nossa próxima visita a Cambará do Sul pois o clima estava mudando e a chuva chegou.

Cânion Fortaleza

O cânion Fortaleza é o mais conhecido do Parna da Serra Geral e o mais visitado e fica cerca de 20 km da cidade.

O acesso se dá em estrada asfaltada que passa a ser terra, transitável por veículo de passeio, até a guarita de controle na entrada do parque.

O parque é mais natural e selvagem, não oferece infraestrutura de banheiros e abrigo para os visitantes e possui placas indicativas para as suas trilhas que requerem uma preparação pois são em terreno irregular e com subidas.

As trilhas do Cânion Fortaleza

A partir do estacionamento existe uma bifurcação onde se inicia a Trilha do Mirante e já se pode começar ver a exuberância do cânion e seus imensos paredões de até 900 m de altura.

A trilha é toda em chão de terra e pedras e a cada passo da subida a vista vai se ampliando e sendo possível observar as cachoeiras, além de avistar o litoral e a cidade de Torres.

No mirante a vista é ainda mais magnífica: todo o cânion, a mata atlântica e a floresta de araucária são um cenário indescritível.

Ficamos sentados na borda dos paredões contemplando a beleza e sentindo toda a força da natureza.

A Trilha da Cachoeira do Tigre Preto é uma outra experiência sem igual.

Acessamos a trilha seguindo a esquerda do cânion passando em meio a uma pequena mata até chegar no Arroio Segredo.

Andando pela sua beirada e pelas pedras é possível chegar bem perto da impressionante queda d’água de cerca de 250 m de altura. Nos sentamos em uma das pedras e ficamos observando o volume de água correndo e ouvindo o barulho da cachoeira.  É uma sensação indescritível.

Seguindo pela trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar à Pedra do Segredo que é um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de apenas 50 centímetros.

Uma outra trilha é a da Borda Sul que tem cerca de 10 km de extensão e permite chegar ao mirante para observação da extensão total do cânion Fortaleza.

Devido a mudança do tempo, muito comum nos cânions, e a chuva acabamos não conseguindo fazer essas últimas trilhas.  Já estão no nosso roteiro para a próxima viagem a Cambará do Sul.

Muitos Atrativos e Belezas Naturais 

Cambará do Sul tem muitos outros atrativos que, devido nosso roteiro de viagem da Rota Sul Picos do Brasil, não tivemos oportunidade de conhecer e já estão em nossa lista para a próxima visita.

Alguns deles são: a Cachoeira do Tio França (3 km), Cachoeira dos Venâncios (23 km), Cânion Josafaz (65 km), Lajeado da Margarida (12km).

Ainda há passeios de balão, 4×4, a cavalo e muitos outros.

  Acesse o site da Prefeitura Municipal de Cambará do Sul e conheça mais atrações desta incrível cidade.

Hospedagem

Há muitas opções de hospedagem mas, se você procura tranquilidade, aconchego, contato com a natureza e sentir de perto a receptividade gaúcha, nós recomendamos a Pousada Rural Cabanas do Casarão.

Localizada na estrada para o Parque Nacional de Aparados da Serra, pousada fica em uma grande área verde onde estão distribuídas as cabanas. Todas possuem aquecedor, chuveiro a gás e muitas cobertas para as noites muito frias da cidade.

O quiosque de uso dos hóspedes é totalmente aparelhado:  desde churrasqueiras, até forno elétrico, micro ondas e acessórios em geral.  Uma delícia passar a tarde tomando um café ou chimarrão, apreciando o verde e o fogo de chão.

O café da manhã é servido no Café do Casarão, que fica na frente bastando atravessar a tranquila estrada. do outro lado da estrada.  Ele é em estilo colonial com uma variedade enorme de produtos locais – frios, bolos, queijos, geleias, entre outros. O destaque vai para a polenta e queijo na chapa, servidos quentinhos na mesa.

A alegria e hospitalidade do Ademir é contagiante e deixa o ambiente muito acolhedor, inclusive para passar as tardes frias na beira do fogão a lenha comendo pinhão e bebendo chimarrão.

Também é uma opção para almoço e jantar, também com pratos fresquinhos que combinam muito bem com os vinhos com a marca do Casarão.

Para informações e reserva acesso o Instagram

Para aproveitar as aventuras

Para aproveitar as aventuras em Cambará do Sul e evitar os famosos perrengues um dos pontos importantes é o vestuário.

É sempre importante estar com um calçado resistente e impermeável para as caminhadas em pedras e terrenos molhados e para atravessar rios e riachos.

Como pode haver uma mudança repentina do clima, com frio, vento e chuva, tenha na mochila um agasalho segunda pele (fleece) além de uma jaqueta impermeável.  Assim, mesmo se o tempo mudar, você vai conseguir continuar com o passeio.

Leve água, fruta e um lanche de trilha. Você não vai querer ficar sem energia e deixar de finalizar aquela trilha linda para uma cachoeira e um mirante, não é?

Picos do Brasil Live – Um Bate Papo Gostoso sobre Cambará do Sul

Conversamos com a Bruna Machado do Portal Cambará do Sul sobre as atrações e as aventuras na Terra dos Cânions.  Além disso, falamos sobre as curiosidades e a deliciosa gastronomia da serra gaúcha.

Confira como foi essa conversa gostosa e cheia de dicas para você ir #RumoAventura Picos do Brasil Rota Sul Live