Neste Dicas de Especialista, o fisioterapeuta Gabriel Jardim da Clínica Lívia Hasegawa vai abordar o assunto de como prevenir lesões em um esporte que vem ganhando mais adeptos, a corrida de montanha.

Funções do recovery

Não existem muito segredos para a prevenção: uma boa preparação física, alimentação e dentro da minha área, a fisioterapia, a soltura muscular: o recovery é o que ajuda bastante na prevenção de lesões.

O recovery serve para duas coisas: (1) acelerar a recuperação muscular pós um treino pesado ou prova e (2) a prevenção de lesões.   Por ter um acúmulo de metabólitos na musculatura após um treino longo ou uma prova, a recuperação pode ser acelerada com esse método.

Mas o que envolve o recovery?

Um sessão de recovery, em geral, compreende uma liberação miofacial que é a massagem, focando os pontos de tensões da musculatura e que vai gera o seu relaxamento.  Apesar de “sofrer” um pouco durante a realização da massagem, o resultado com certeza será uma sensação melhor pós treino ou pós prova.

Para a realização da massagem é possível usar as ventosas que é uma técnica bem antiga e que voltou a ser utilizada pois vão ajudar na melhora da oxigenação da musculatura e também aliviar os pontos de tensão muscular.

E para finalizar o recovery, usa-se a bota de compressão que vai fazer a drenagem em membros inferiores e também vai fazer a limpeza desses metabólitos da musculatura, trazendo uma sensação de leveza das pernas.

Então você que pratica esse esporte e não quer se lesionar, perder treinos ou até mesmo uma prova, pense em usufruir desse método que vai te ajudar muito para a conquista dos seus próximos objetivos.

Ft. Gabriel Jardim do Império – Clínica Lívia Hasegawa
Crefito: 150321-F