Ter uma alimentação adequada em alta montanha é essencial para o sucesso da expedição em especial nas condições adversas que a altitude impõe ao corpo humano.
A alimentação deve ser planejada com antecedência e deve considerar alguns fatores como: adaptabilidade do montanhista a determinados alimentos na altitude, permitir a correta hidratação e reposição de sais minerais, deve permitir a recuperação física e o reforçar da imunidade.
Planejamento para a Expedição Aconcágua
Para nossa expedição ao Aconcágua, contratamos os serviços logísticos da Inka Expediciones que inclui as refeições nos campos base e lanches de trilha.
Para os campos de altitude decidimos levar nós mesmos nossa comida para podermos administrar melhor o peso das mochilas na subida acima de 5.000m. Optamos pela comida liofilizada sendo complementada com alimentos frescos comprados em Mendoza.
Como sabemos que a água de degelo consumida nos campos base e de altitude não suprem as necessidades de reposição de sais minerais e podem ter efeitos indesejados no sistema gastrointestinal, levamos mais de 20 litros de água mineral de Mendoza.
Energia para os Desafios da Altitude
A estrutura de alimentação da Inka nos campos bases é sensacional, com verdadeiras cozinhas industriais instaladas a mais de 4.000 m de altitude. O cardápio oferecido é bastante variado com um menu completo em todas as refeições (atendendo inclusive veganos e vegetarianos), com sucos e vinho Malbec! Recomendamos ficar atentos aos temperos que, dependendo de cada um, podem ter diferentes efeitos com a altitude.
Em Plaza Canadá (5.050 m) e Nido de Condores (5.500 m), a experiência com os alimentos liofilizados foi muito positiva pois além da fácil preparação, eram saborosos e, com a complementação dos alimentos naturais, supriram totalmente as nossas necessidades de alimentação.
A água mineral levada foi essencial uma vez que, nesta temporada, havia pouco gelo para fazer água.
Como planejamos, além de termos uma menor carga para subida aos campos de altitude, a estratégia de alimentação e hidratação nos deu energia para os desafios da montanha mais alta das Américas.
Assista o video de como é a cozinha em alta montanha e bom apetite!