Todas as top 10 habilidades listadas pelo Fórum Econômico Mundial como essenciais para posicionamento no mercado de trabalho se relacionam a aptidões psicológicas e mentais dos indivíduos.

Gestão de pessoas, orientação ao serviço, negociação são exemplos de habilidades que requerem um olhar diferenciado sobre pessoas e relacionamentos.

Esse olhar diferenciado somente é completo quando o indivíduo, primeiramente, tem desenvolvido o autoconhecimento e a percepção de si.

Desenvolvendo as habilidades essenciais

Todos temos que ser protagonistas do desenvolvimento dessas habilidades de si próprios.

Buscá-las apenas conceitualmente não basta, é preciso praticá-las e se expor a situações de teste para que sejam aperfeiçoadas, em um processo contínuo de autoconhecimento e desenvolvimento.

Temos tido a oportunidade de participar de treinamentos e seminários de mindfulness (atenção plena) e inteligência emocional que nos permitem aprender práticas e técnicas importantes mas que muitas vezes acabam sucumbindo nas pressões, correria e estresse do dia a dia.

São nas situações extremas que os esportes outdoor em montanhas nos expõe onde temos encontrado a oportunidade perfeita de sedimentar práticas e reciclar conhecimentos.

A transformação do dia a dia e a melhora da performance

Na Expedição Aconcágua, uma Jornada Inspiradora vivenciamos momentos de desgaste físico e emocional que sem a aplicação dos aprendizados de mindfulness teriam inviabilizado totalmente a expedição.

Mas ao contrário, aplicando a atenção plena foi possível manter a integração dos membros da expedição e gerar um ambiente de alto desempenho, permitindo alcançar limites até então inimagináveis.

A prática de mindfulness e os aprendizados da montanha também tem sido fundamental para o nosso desafiante e muitas vezes estressante dia a dia nas corporações onde a transformação digital traz benefícios, mas igualmente uma dose grande de incertezas e conflitos entre departamentos e pessoas.

Dicas da experiência outdoor
  1. Gentileza – em geral a cobrança sobre nós mesmos é grande, mas é importante lembrar que nada acontece da noite para o dia. Desta forma, seja gentil com você mesmo e não se cobre em excesso.    Faça um plano de evolução e acredite nele.
  2. Disciplina – é importante que você reserve momentos para estar consigo mesmo e desenvolver o autoconhecimento. Seja fiel a ele e se dedique a aprender e a praticar.
  3. Propósito – busque um sentido autêntico para você mesmo e esteja conectado com ele em todas as suas atividades sejam esportivas, profissionais, sociais e outras que tenha.
  4. Compartilhe – esteja aberto para dividir com as pessoas o seu aprendizado. Seja inspiração para as pessoas e esteja perto de pessoas que tragam inspiração para você.
  5. Especialistas – procure ter acompanhamento de profissionais especialistas devidamente reconhecidos. Eles são fundamentais para que você esteja preparado para seus desafios de maneira integral.
  6. Conecte-se – em todos os seus lugares onde estiver procure se conectar a pessoas que estão buscando o autoconhecimento e possuem objetivos similares ao seu.   Você criará uma cadeia de possibilidades exponenciais para você e para os outros.
  7. Celebre – saiba ver a evolução e celebre cada passo dado à frente! Celebrando pequenas conquistas você reforçará os valores desejados e terá ainda mais energia para continuar na jornada de transformação.

Qual a sua experiência em transformar o dia usando mindfulness?

Referências

Mindfulness e a Jornada Transformadora no Aconcágua, o Teto das Américas

Mindfulness

www.drmarcelodemarzo.com

http://www.mindfulnessbrasil.com/

The 10 skills you need to thrive in the Fourth Industrial Revolution, Alex Gray World Economic Forum

https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/