O Meio Ambiente é a nossa casa e todos podemos contribuir para sua preservação.

Todos os anos iniciativas para conscientização sobre a importância de preservação do meio ambiente, com exposições, limpeza de parques e montanhas, restauração de áreas degradadas ocorrem no dia/semana do meio ambiente. Tudo isso para nos lembrar sobre os impactos que o ser humano está causando no planeta.

No 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente o tema de destaque é a busca por soluções para a poluição plástica.  #worldenvironmentday #diamundialdomeioambiente #esg

Dezenas de milhões de pessoas estão engajadas globalmente juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias para celebrar este dia de conscientização e mobilização para #CombataAPoluiçãoPlástica.

Todos podemos contribuir para essa causa.

Que tal colocar essas 7 dicas em prática e viver 365 dias atuando em favor do meio ambiente?

1. Minimize a quantidade de resíduos que você cria

Podemos descartar com sucesso os resíduos de forma adequada, minimizando a quantidade de resíduos que criamos para começar.

Inicie avaliando os resíduos que você gera:

  • Qual a quantidade?
  • Qual o tipo de resíduo que gero: orgânico, plástico, eletrônico?
  • Qual a destinação que tenho dado aos resíduos?

Agora pense como esses resíduos podem ser reduzidos revisitando os seus hábitos de compra e, quem sabe, consumindo itens que possam ser reutilizáveis.

2. Esteja mais perto da natureza

O contato com a natureza, segundo estudos, tem efeito positivo em nossa saúde física e mental.  Procure se associar a iniciativas e instituições próximas a seu local de moradia e trabalho.  É importante desenvolver um senso de pertencimento com o seu local de vida e que vai te inspirar ainda mais o cuidado com o meio ambiente.

Veja as dicas para ter uma experiência única em seu contato com a natureza

 

3. Aprenda algo novo sobre o mundo natural

A cada novo aprendizado sobre o planeta – as florestas, montanhas, rios, mares e animais ajuda a construir conexões mais fortes com o planeta e a entender porque e como nós podemos agir para preservar e proteger.  Quando for “maratonar” séries no streaming, procure por filmes e séries que abordem o planeta e que ampliem os seus conhecimentos sobre ele.

4. Comprar localmente

Avaliando os seus hábitos de compra, você poderá encontrar formas de aquisição de produtores mais próximos ao seu local de vida.  Além de favorecer a economia local, você também vai ajudar a reduzir a pegada de carbono na distribuição de bens e gêneros alimentícios.

Calcule sua pegada e saiba como nossos hábitos impactam o meio ambiente

5. Use Reutilizáveis

Procure reutilizar as embalagens dos produtos que você consome e dê preferência as que são produzidas a partir de compostos reciclados.

Substitua as sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis, passe a usar caixas para transportar as suas compras e avalie o que mais em seu dia a dia pode ser reutilizado antes de descarta-lo no lixo.

6. Diversifique seu deslocamento

O trânsito das grandes cidades é caótico e altamente poluidor, um dos maiores agressores ao meio ambiente. Que tal buscar formas alternativas de se deslocar compartilhando o transporte com amigos, ir de bicicleta, caminhar, usar skate – as possibilidades são inúmeras.

Até mesmo ajustar a sua rotina alguns dias da semana pode fazer diferença!

7. Cultive seu próprio alimento

Sabe aquela horta na varanda ou no quintal que você sempre quis fazer?

Está na hora de fazê-la acontecer!  Cultivar sua própria horta pode ajudá-lo a se conectar mais com o meio ambiente e produzir sua própria comida, vai trazer hábitos mais saudáveis e ajudar muito o planeta!

Acesse o guia prático (em inglês) da ONU para combater a poluição plástica

https://casalarextreme.com/wp-content/uploads/2023/06/Guia-Pratico-ONU-Plastic_Pollution.pdf