A criatividade sempre foi uma competência valorizada e no ”novo normal” será ainda mais e a boa notícia é que todos nós somos criativos!

Mas muitas vezes achamos que não somos criativos, não conseguimos sair da caixinha como se diz por aí,  porque pensamos que parece ser algo difícil, como se fosse um dom e que precisamos nascer criativos, senão não tem jeito.

Na verdade estudos mostram que é exatamente o contrário deste pensamento e que todos nós podemos desenvolver nosso potencial criativo.

Segundo a neurociência, que é a ciência que estudo nosso sistema nervoso, podemos desenvolver nosso cérebro .  Por exemplo: toda vez que temos uma nova ideia ou pensamento nosso cérebro cria novos caminhos e conexões.  Então precisamos exercitar nosso cérebro.

Sabe quando você está dirigindo e o Waze te indica um caminho que você nunca tinha passado e te leva a chegar no seu destino mais rápido e aí você passa a usá-lo mais frequentemente?   Da mesma forma, funcionam as novas conexões que o nosso cérebro faz.

Quais exercícios podemos fazer com o cérebro

Como para todos os treinos físicos que fazemos é importante fazer um aquecimento antes de sair para a corrida ou fazer a sua aula na academia, assim também é com nosso cérebro.

Umas das técnicas usadas para aquecer o cérebro é a PARE, que quer dizer:

PREPARAR mente e corpo.  Para aquecer sua mente, questione!  Quanto mais você questiona, mais ativa sua curiosidade.

Para aquecer o seu corpo: levante da cadeira, descruze o braço e a perna e tenha uma postura receptiva.

ATIVAR sua curva de aprendizagem, fazendo anotações daquilo que você está vendo ou ouvindo e criando perguntas para elas (aliás, você está anotando os pontos desta nossa conversa?)

REPASSAR, pense como um professor. E se tudo que eu aprender hoje, tiver que ensinar para alguém amanhã?

ESQUECER. Esqueça suas crenças limitadoras e seus pensamentos negativos.  Muitas vezes nós mesmo sabotamos a nossa capacidade criativa com crenças que geram bloqueios e assim ficamos no circulo vicioso.

O Famoso Estalo

Tudo se inicia com um problema, isso mesmo, a criatividade começa a partir de um problema!

Se você quer ser criativo precisa ter um problema para resolver e ir a fundo no entendimento dele entender cada pedaço dele e se esforçar para encontrar a sua essência, sem se preocupar com a solução.

As vezes, ficamos tão focados em achar a solução e nem entendemos direito qual é o problema – qual a dor do cliente, da empresa, ou ainda, como se diz, a causa raiz de não conseguirmos evoluir em um campo em nossa vida.    Por isso a criatividade sempre foi uma competência valorizada e no ”novo normal” será ainda mais

Depois vamos usar nosso repertório, que na verdade nada mais é do que as experiências que vivemos e acumulamos durante a vida: pessoas, festas, comidas, viagens, filmes, músicas e esportes, por isso, é importante colecionar experiências.

Então: saia da zona de conforto, faça coisas “estranhas.  Leia sobre assuntos totalmente diferentes do seu dia a dia.  um dia você poderá acionar esse conhecimento na sua “caixa de ferramentas” de repertórios para solucionar problemas de forma criativa.

Em nosso caso, o nosso esporte, as expedições às montanhas e viagens nos ajudam a ampliar nosso repertorio e nos ajudam a ser mais criativos!

Quando o problema, o repertório junto com um olhar criativo se alinham é quando tudo se encaixa e o problema é resolvido. É o famoso estalo!

Você também vai gostar de ler 4 Aprendizados da Montanha que Impulsionam Resultados e a Criatividade

Olhar Criativo – Enxergando com Lentes Diferentes

Treine um olhar atento, preste atenção nos detalhes de tudo que você olha e olhe para onde ninguém está olhando. Desenvolver essa capacidade é muito importante pois nos dá a possibilidade de enxergar coisas que parecem escondidas mas que vão ser fundamentais para achar a solução criativa.

Um exemplo é o show de mágica , o mágico sempre chama a atenção para uma das mãos e todos olham para ela. Enquanto isso, ele faz a mágica com a outra mão que ninguém está olhando. É enxergar a mesma coisa com lentes diferentes.

Uma ótima forma de exercitar é fazer coisas corriqueiras de forma diferente todos os dias: se você é destro, escove o dente com a mão esquerda e vice versa, experimente um alimento exótico e tente sentir a sua diferença ou ainda mude aquele caminho que você faz automaticamente todos os dias e busque novas rotas.

  Conheça dicas que usamos para deixar o isolamento social produtivo

Os bloqueadores da Criatividade – como se livrar

Existem muitos bloqueadores da criatividade – internos e externos.

Internos são aqueles da suas crenças e em geral se fala: eu não sou criativo.

Externos são aqueles do ambiente que estamos e vem as famosas frases: isso sempre deu certo assim, para que mudar? Ou ainda: é proibido errar ou santo de casa não faz milagre!   Quem já não ouviu algo parecido – ou já até falou?

Precisamos estar sempre atentos, um bloqueador pode vir camuflado de boas intenções.

Manter a cabeça aberta a novas idéias, não se deixar influenciar pelo pessimismo alheio, os preconceitos e paradigmas é o segredo para não matar a sua criatividade.

Treine, Desperte e Mantenha o seu Espírito Criativo

A criatividade sempre foi uma competência valorizada e no ”novo normal” será ainda mais e a boa notícia é que todos nós que somos criativos.

Por isso, busque formas diferentes de fazer as mesmas coisas, questione, experimente.    Não desista no primeiro bloqueador que aparecer.

A criatividade está dentro de nós e podemos trazê-la para o nosso dia a dia.

Leia o artigo da MITSloan sobre desenvolver uma cultura criativa em tempos de incertezas.

Conexão Campo Base tem por objetivo inspirar as pessoas através das experiências e aprendizados do esporte que podem ser aplicados em nosso dia a dia para termos mais saúde, produtividade e qualidade de vida.

Ouça o Programa Conexão Campo Base de 10.07.2020 e se inspire.