A indústria do esporte está passando por uma das mais profundas transformações já vistas.  As mídias sociais e o uso de tecnologias digitais estão revolucionando a forma como se consome o esporte, se relaciona com os fãs, impulsiona a performance e fortalece a gestão, mas que trazem grandes desafios para as entidades, clubes e organizações esportivas.

A transformação digital no esporte não é mais uma opção, é uma necessidade para todos inseridos nesta indústria que concorre pela preferencia de audiência e recursos com outros segmentos de entretenimento.

Você acredita que as entidades, clubes e organizações esportivas estão preparadas para os desafios desse momento tão disruptivo?   Quais são os principais aspectos da transformação digital no esporte e como se preparar para esse desafio?

Esse foi o tema que debatemos no Programa Conexão Campo Base do ultimo dia 10.11.2020 e que contou com a participação do CEO da Patrocínio Brasil, Adauto Gudin que foi o idealizador e realizador do maior evento de marketing esportivo do Brasil e da SportXP (Sport Experience).  Clique aqui para acessar todo o conteúdo deste evento.

Benefícios que justificam a Transformação Digital no Esporte

Apesar dos grandes desafios de se realizar a transformação digital, as entidades, clubes e organizações esportivas devem estar atentas aos benefícios que essa jornada irá trazer e que, resumidamente, estão relacionados a uma gestão esportiva de alto nível:

  • Redução de custos através de uma melhor eficiência operacional
  • Melhoria do resultado financeiro com maior controle das transações e transparência
  • Aumento de receita através de, por exemplo, novos patrocínios, venda de produtos, licenciamento da marca, novos modelos de negócio entre outros
  • Aumento da exposição da marca através de melhoria da performance esportiva, maior proximidade com fãs

Esses benefícios podem ser percebidos em organizações esportivas internacionais como o clube alemão Bayern München, a canadense Maple Leaf Sports & Entertainment (MLSE) que possuem equipes em diferentes modalidades e ligas, entre outros.

Desafios que precisam ser superados

Desafios da Transformação Digital

A transformação digital já é uma jornada trilhada por outras indústrias e, por sermos profissionais profundamente inseridos neste processo, temos observado que os principais desafios são similares e não estão atrelados especificamente a uma indústria ou segmento de negócio, guardadas as suas características específicas.

A realidade e características das entidades, clubes e organizações esportivas no Brasil que, em geral, tem gestão em profissionalização em alguns casos e com uma visão de curto prazo precisam ser consideradas.

De acordo com pesquisa sobre a Maturidade da Transformação Digital no Brasil*  feita em conjunto pelo Casal A+R Extreme e a Patrocínio Brasil, apontou que os principais desafios estão no estabelecimento de uma Visão & Estratégia Digital e no desenvolvimento de uma Cultura Digital.

*pesquisa em andamento na data da publicação deste artigo

Oportunidades na Implantação da Transformação Digital

Segundo a mesma pesquisa, as entidades, clubes e organizações esportivas se encontram em um grau de maturidade classificada como Iniciante e Ascendente – 82% dos respondentes – o que demonstra haver grandes oportunidades para aqueles que implementarem a transformação digital de forma estruturada.

Não se trata apenas de contratar um parceiro e implementar um software ou uma tecnologia digital como análise de dados (Data Analytics) ou internet das coisas (IoT) por exemplo.  É importante que, no desenho da jornada de transformação digital,  sejam considerados de forma integral os 3 pilares da gestão esportiva, assim como, as 4 Dimensões da Transformação Digital.

Somente desta maneira será possível ter benefícios duradouros e sustentáveis.

Captura Contínua de Valor – a melhor Abordagem

A abordagem de implementação deve se orientar a gerar valor para a entidade, clube e organização esportiva desde o seu início. Essa é uma jornada na qual, a medida que se evolui nos pilares e dimensões, os objetivos são alcançados.

Para isso, é importante ter uma visão clara do caminho a ser trilhado com uma fase inicial de Diagnóstico de Valor, onde será possível identificar as oportunidades e definir as ações, com possíveis resultados de curto prazo.

A fase seguinte, chamada de Captura de Valor,  foca em ampliar as ações de transformação digital capturando valor de forma mais ampla.

Já a  fase de Consolidação de Valor, visa trazer a manutenção e ampliação das ações que consolidarão a transformação digital de maneira sustentável e duradoura.

Toda essa jornada deve considerar o grau de maturidade da entidade, clube e organização esportiva e com o cuidado de não queimar a largada e ver comprometida toda uma abordagem vencedora.

A conclusão que chegamos é que momento de realizar a transformação é agora.  Quem não fizer corre o risco de não fazer mais parte da história do esporte.

Envie seus comentários e conheça como podemos ajudá-lo nesta jornada de oportunidades!

Acesse os conteúdos inspiradores do Conexão Campo Base.

Assista a íntegra do Programa Conexão Campo Base sobre esse empolgante tema.