Aqueles velhos quadros ou “lettering” nas paredes do escritório com frases de efeito sobre o #propósito não são mais aceitáveis.  O que consumidores e sociedade exigem é que ele esteja vivo no coração de toda a organização.

E essa premissa vale para as empresas, suas marcas, os profissionais e todos os indivíduos.

É muito comum hoje em dia vermos os chamados “cancelamentos” devido a posicionamentos inadequados de produtos, campanhas de marketing equivocadas e compromissos não cumpridos causando impactos negativos na imagem e nos resultados das empresas, profissionais e pessoas “comuns”, como todos nós.

Identificação com o propósito

Um estudo da McKinsey (1) identifica que executivos entendem que o propósito deve vir até mesmo antes do lucro das organizações. E apenas 42% acreditam que, em suas organizações, o propósito faz uma real diferença.

  • Como esperar engajamento e produtividade de seus colaboradores se eles não se identificam com o propósito da organização?
  • Como esperar que consumidores sejam fiéis e atuem como embaixadores se o propósito da sua marca / produto / serviço não está alinhado e é reconhecido?
  • Como esperar que você atinja seus cumes profissional e pessoal se você não tem o seu propósito claramente definido ou não mantem o foco nele?
O segredo do sucesso é a constância do propósito.
Benjamin Disraeli

Propósito no coração

O propósito precisa ser vivenciado por toda a organização e deve permear a sua relação com consumidores, parceiros de negócio, colaboradores e com toda sociedade, gerando ações concretas e verdadeiras.

Alguns aspectos devem ser considerados na construção do caminho para que o propósito saia da parede e esteja no coração dos líderes e colaboradores de sua empresa e seja percebido e valorizado por seus clientes, parceiros e toda a sociedade.

  • O seu propósito está associado às suas maiores capacidades de impacto positivo na sociedade?
  • A formulação do seu propósito está clara o suficiente para que seja usada nas escolhas e tomada de decisão diária (trade-offs) em todos os níveis da organização?
  • Como os processos de governança, as políticas e os incentivos reforçam a adesão ao propósito no dia a dia da organização?
  • O posicionamento da marca e produtos/serviços estão alinhados com o propósito e com os impactos positivos desejados?
  • Como os contratos com parceiros da cadeia de suprimentos (end-to-end) estimulam o engajamento no propósito da organização?

A adesão a esta jornada que não tem volta é mandatória para que organizações, profissionais e indivíduos possam ser relevantes para a sociedade.

Se inspire também nos insights de A Razão do Propósito

Veja como o nosso propósito transformou o ano de 2020 e nos deixou mais pertos de nossos cumes 2020 Um Ano de Transformação

(1) McKinsey Purpose-Shifting-from-why-to-how-v3 Quarterly Apr 2020