O Dia Internacional das Montanhas é comemorado todo dia 11 de Dezembro e tem por objetivo conscientizar a sociedade quanto a conservação e desenvolvimento das montanhas, de forma equilibrada. Foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2003.
Turismo Sustentável nas Montanhas é o tema de 2021
O turismo sustentável nas montanhas pode contribuir para criar opções de subsistência adicionais e alternativas e promover o alívio da pobreza, a inclusão social, bem como a conservação da paisagem e da biodiversidade.
Ele se torna uma importante forma de preservar o património natural, cultural e espiritual, de promover o artesanato local e os produtos de alto valor e celebrar muitas práticas tradicionais, como as festas locais.
O turismo de montanha atrai cerca de 15% a 20% do turismo global.
Como ele é um dos setores mais afetados pela pandemia Covid-19, as restrições da pandemia agravaram ainda mais as vulnerabilidades das comunidades montanhosas.
Esta crise deve ser vista como uma oportunidade para repensar o turismo de montanha e seu impacto sobre os recursos naturais e meios de subsistência, para gerenciá-lo e direcioná-lo para um futuro mais resiliente, verde e inclusivo.
Infelizmente, as montanhas estão ameaçadas pelas mudanças climáticas e pela exploração excessiva. À medida que o clima global continua a aquecer, as pessoas das montanhas – algumas das mais pobres do mundo – enfrentam lutas ainda maiores para sobreviver. O aumento das temperaturas também significa que as geleiras das montanhas estão derretendo a taxas sem precedentes, afetando o abastecimento de água doce rio abaixo para milhões de pessoas.
A Nossa Relação com a Montanha
A nossa relação com a montanha se iniciou desde quando éramos pequenos e veio aumentando à medida que fomos migrando das corridas de rua para as corridas de montanha e para as expedições em alta montanha,
A Montanha nos conecta com a natureza e nos sentimos renovados com essa proximidade.
A Montanha inspira a nossa alma, dando mais força ao nosso propósito.
A Montanha desafia os nossos limites, nos levando a buscar constante evolução.
A Montanha nos ensina a respeitá-la e preservá-la.
A Montanha nos une e fortalece, pois é onde sentimos nossa essência se reforçar.
Conheça o nosso projeto Expedição Picos do Brasil
A FAO é agência da ONU líder neste Dia Internacional da Montanha
Conheça as propostas de turismo sustentável Mountain Day