Muito se fala em ser protagonista e dar 120% nas atividades que fazemos, mas tem hora que parece que a bateria acaba e tudo o que você quer é encostar em um sofá e não fazer mais nada.  E o que falar daquele ânimo para encarar uma nova semana?  A segunda-feira que é terrível e você não vê a hora da sexta chegar. E assim vamos a semana inteira…

E fica sempre a pergunta: como manter a energia em alta durante todo o dia, todos os dias?

Falta de energia e queda da produtividade

Essa é uma realidade muito comum entre nós.  Você olha o dia, olha o que tem que fazer e não dá coragem.  Acorda na última hora, correndo, engole o café da manhã e sai esbaforido porque já está atrasado.  Toma mais um cafezinho, respira e aí sim tem um pouco de energia.   Mas ela não dura muito e lá vai mais um cafezinho e assim passamos o dia.

Com isso a produtividade cai e não conseguimos realizar as atividades previstas, procrastinamos e deixamos as oportunidades passarem e os objetivos não são alcançados.

3 razões principais para esta situação são: não fazer o que se gosta, doenças existentes e hábitos pessoais.

Não fazer o que se gosta

Umas das razões de fadiga e falta de energia é não fazer o que se gosta.

Você deve buscar atividades que estão relacionadas ao seu propósito, aquilo que vem do seu coração. Ela vai dar a coragem e a energia para você se levantar todos os dias com aquele brilho nos olhos pronto para um novo dia, com seus desafios e oportunidades.

Se tudo parece que não faz sentido e não tem propósito, faça um exercício a mais e encontre essa pequena chama que toca seu coração e alimente ela. Vai ser transformador!

É como a frase de Confúcio “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar!”

Leia dicas para você se reinventar e se conectar ao seu propósito Reinvente-se! Desenhe o seu futuro!

Doenças existentes

A perda de energia e a fadiga pode estar relacionada a doenças que que se tem e que, as vezes, nem mesmo sabemos.

A anemia é uma doença pode trazer a fadiga, assim como, a alergia ao glúten (doença celíaca) que traz irritação ao intestino e prejudica a absorção dos nutrientes como ferro.

No final do ano passado o Ricardo teve esse diagnóstico e até a performance no esporte vinha sendo prejudicada.

Outras doenças que também consomem a nossa energia são diabetes mal controlada, doenças do sono (apneia), doenças cardíacas e a depressão que hoje em dia está muito comum.

Veja as dicas do Dr. Marcelo Demarzo sobre como tratar o stress no dia a dia – Stress? Viva sem ele!

É importante identificar se você pode ter alguma dessas doenças e procurar um especialista para fazer o tratamento adequado. As vezes ignoramos os sintomas, tomando um chazinho e tudo bem.  Mas não faça isso com você.

6 dicas para mudar hábitos pessoais e ter energia durante todo o dia

Uma das razões para a fadiga e perda de energia está relacionada diretamente a cada um de nós e são os nossos hábitos pessoais.  E termos a energia durante todo o dia pode ser conseguida com pequenas mudanças nestes hábitos.

Veja abaixo as 6 dicas para se ter energia todos os dias.

  1. Durma melhor – cada um de nós tem uma necessidade de tempo de sono, mas o importante é a qualidade dele. Então antes de dormir procure reduzir a ingestão de álcool, ter uma alimentação mais leve e evite ficar no celular.
  2. Controle o sobrepeso – quem não saiu um pouco do peso nesta quarentena? Então é importante buscar o peso ideal para conseguir ter a disposição e energia ao longo do dia.
  3. Tenha uma alimentação equilibrada – sem exageros e coma castanhas e frutas ao longo do dia pois o seu corpo vai poder gerar energia, deixando você mais produtivo
  4. Seja positivo – procure estar conectado com pessoas e temas positivos para evitar ser contaminado com notícias e redes sociais que focam demasiadamente nas desgraças e coisas ruins.
  5. Pratique exercício físico – comece e seja firme para manter uma rotina de exercícios físicos que liberam hormônios importantes para o seu corpo – como endorfina (aliviar a dor, controlar a ansiedade e diminuir o estresse), adrenalina (aumenta o gasto energético e a disposição), serotonina (sensação de bem-estar, normalização do humor, sono, apetite).
  6. Uma dica bem bacana que praticamos é acordar e dar esses estímulos ao seu corpo para ele gerar a energia, veja como: Coloque uma música estimulante (e positiva), olhe para o espelho e olhe para você com um olhar determinado.  Salte dizendo alguma palavra que traga energia para você – por exemplo, é hoje!!  Hoje vai ser top!! E vá pensando nos seus objetivos, desenhe o seu dia, como vai fazer as coisas.

Fazendo essas pequenas mudanças, com certeza você vai ter um dia diferente e bem energizado!

Comece agora e se mantenha firme pois, segundo estudos, você precisa de apenas 21 dias fazendo qualquer coisa para ela virar uma rotina.

Conheça o conteúdo do Conexão Campo Base e se inspire para alcançar o seu cume.

Siga também nosso Instagram e acompanhe as dicas para sua jornada!

Acesse o resumo do livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen Covey para se inspirar ainda mais!

Dicas e recomendações da Dra. Germana Martiniano, médica do esporte e exercício  (resumo da conversa no Programa Conexão Campo Base)
Hábitos pessoais que precisam ser mudados

Além da prática esportiva e da alimentação saudável que nem sempre é lembrada, também deve ser considerada a qualidade do sono e o manejo do estresse que acabam estando relacionados, um sendo causa e consequência do outro.

Deve-se prestar atenção também em relação ao exercício físico em excesso (que é prejudicial) e na qualidade dos relacionamentos interpessoais que temos em casa e no trabalho.

Cuidados e recomendações para quem vai reiniciar as atividades físicas

Neste contexto de corona vírus, é importante em um primeiro momento avaliar se houve contaminação e qual a gravidade dela para que se considere na definição da retomada das atividades físicas.

De forma geral é recomendado iniciar com atividades mais leves pois, por mais que se tenha feito alguma atividade em casa, é importante para se evitar lesões

Também é recomendado buscar um educador físico para que ele possa fazer a periodização dos treinos e acompanhar a evolução.

Exames e acompanhamentos importantes da medicina do esporte

O acompanhamento se dá com a realização de exames como por exemplo o checkup mais específico para a prática esportiva e até o tipo de esporte a ser praticado que é associado aos exames de sangue para avaliar restrições e possíveis riscos para a pessoa.

O exame ergoespirométrico que avalia a condição cardíaca, a respiração e os gases que os músculos liberam no esforço deveria ser considerado pois permite uma avaliação mais completa da pessoa.

  Veja como foi nossa experiência com o exameergoespirométrico

Para atletas de alta performance existem outros exames mais apurados para avaliar a tendência de ter uma lesão e a composição corporal por exemplo

Dra. Germana Martiniano pode ser contatada pelo site e Instagram