No Conexão Campo Base falamos bastante em transformação, tanto a pessoal como a profissional e das empresas – e como é desafiante realizar a mudança.

A pergunta é: mas para que nos propomos a fazer uma mudança?   A resposta pode ser para termos mais resultados, gerar mais valor, ganhar mais dinheiro, conquistar o que desejamos.  Na verdade, a transformação deve nos levar à felicidade!

A verdade é que nem sempre sabemos definir o que é felicidade e onde ela se encontra.  E por isso, nos vemos como eternos insatisfeitos e ficamos frustrados apesar das conquistas.

Você é feliz?

 Qual é a vista que você quer ter? você já se perguntou?

O Modelo de Sucesso da Sociedade

Certamente, a parte mais difícil na busca pela verdadeira felicidade está em mudar seus objetivos de vida, principalmente, pelo fato da sociedade e do mundo corporativo venderem um modelo de sucesso que já está enraizado na vida de muitas pessoas.

O valor das coisas? Ter sempre mais dinheiro? Ter sempre mais coisas?  Na verdade, o que mostram pesquisas e estudos é que a felicidade raramente está nas coisas que conseguimos contar facilmente, como dinheiro, carros, roupas, imóveis, bolsas e sapatos.

Na busca pela felicidade, é importante ter consciência que não existe dinheiro ou bem material que sustente a sua felicidade para sempre!   Ao longo do tempo, valorizar dinheiro e bens materiais torna-se um vício difícil de largar e, além de provocar na saúde essas consequências extremamente negativas, pode levar ao endividamento.

O mesmo pode se dizer do reconhecimento. Quando condicionamos a nossa motivação e felicidade aos aplausos alheios, você automaticamente coloca a sua felicidade em um destino que foge do seu controle.

A felicidade é a causa do sucesso

Porque é importante encontrar a verdadeira felicidade, aquilo que te liga, que faz seu coração bater mais rápido?

A felicidade nos faz vivenciar emoções positivas que expandem a nossa visão do mundo, fazem com que enxerguemos mais detalhes, revelam-nos mais possibilidades e nos torna mais criativos.

Por isso a felicidade é a causa do sucesso pois pessoas felizes apresentam mais chances de ter ótimas relações de amizade, excelentes relacionamentos conjugais, salários maiores, melhor desempenho no trabalho, mais criatividade, saúde, otimismo, energia e altruísmo do que aquelas que vivenciam emoções positivas com menos frequência.

Estudos apontam que funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, vendem 37% a mais e são três vezes mais criativos!

Esse é o desafio de empreendedores e empresários: criar ambientes em que colaboradores se sintam felizes (verdadeiramente!) e possam expandir suas capacidades e gerar resultados concretos.

A felicidade em nossas mãos

Segundo estudos e pesquisas, 50% da nossa felicidade é genética, ou seja, imutável e outros 10% apresentam ligação com as circunstâncias atuais da vida.

Os 40% para atingirmos depende unicamente de nós e de nossas escolhas diárias e nos permite reconhecer que grande parte da nossa felicidade está sob o nosso controle.

40% da nossa felicidade está em nossas mãos

Precisamos ser protagonista da nossa felicidade e não transferir para os outros!   Assim como as organizações devem ser protagonistas em oferecer oportunidades para seus colaboradores.

Estudo feito por Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia em Riverside, Ed Diener, da Universidade de Illinois, e Laura King, da Universidade do Missouri.

Sonhos conectados com a realidade

Pensar positivo, na verdade, gera resultados contrários aos que as pessoas desejam e as consequências de pensamentos desconectados da realidade não atingem somente as pessoas, mas também empresas e outras entidades.

Logo após fantasiarmos sobre um desejo futuro, o nosso cérebro nos proporciona prazer através do sentimento de que já alcançamos aquele objetivo.

Esse sentimento de conquista nos causa relaxamento, que faz com que nosso foco e nossa motivação caia e as ações para a conquista real não aconteçam.

Confrontar um desejo com os seus obstáculos não faz apenas com que você pratique mais ações para atingi-lo, mas também o ajuda a desistir de sonhos distantes da realidade.

Sonhar é importante e não desistir dos sonhos é fundamental!  E sempre colocando os pés no chão para as ações nos levarem aos resultados desejados.

Leia também como transformar o medo em Coragem

Se inspire em ações concretas em nosso post Realizadores de Sonhos

Assista ao programa Conexão Campo Base