Muito cedo, demos um até logo para Confluência e seguimos a trilha para o Campo Base 2 – Plaza de Mulas.

Devido a longa duração e possibilidade de mudança do clima a qualquer momento, é muito importante ter na mochila sua anorak, calça impermeável, fleece, bone e luvas para proteção e um lanche de trilha com chocolates, sanduiches, suco para manter a energia e muita água, nós carregamos 6 litros (!), para nossa hidratação e evitar o mal de altitude.

Logo na saída, encaramos uma descida bastante acentuada e, logo após a travessia do rio, uma subida muito forte mostrando que essa etapa da expedição ia ser bem árdua.

O trekking até Plaza de Mulas é de dificuldade média para alta devido a distancia (cerca de 8,5 horas) e a a altitude vai se conquistando passando pela Playa Ancha que é um vale de rio cercado por montanhas de cores , formações e tamanhos que vão se impondo na paisagem.

01

Os aprendizados e a inspiração para a jornada

Durante o caminho, cruzamos com várias tropas de mulas que fazem o transporte de equipamentos e alimentos entre Los Penitentes, Confluencia e Plaza de Mulas.

É impressionante como elas seguem pelas trilhas, passando por rios e pedras, subidas e descidas com incrível facilidade mas infelizmente acidentes acontecem e algumas acabam não sobrevivendo.

Na longa jornada e com o visual impactante das montanhas, sentimos a imensidão e a força da natureza e reconhecemos o quanto somos pequenos e a importância da preservação e cuidado.

Entre uma parada e outra para descanso, alimentação e hidratação, nossos guias Ivan e Fernando foram explicando cada pedaço do belo Parque Provincial Aconcágua e compartilhando as suas experiencias em alta montanha – tivemos até um “show” de flauta cuja música combinou perfeitamente com o ambiente.

De todas as conversas, a que tivemos com o guia Ivan foi a que nos trouxe um aprendizado único e de profunda transformação, não apenas para a expedição A+R Summit Experience, mas para toda a jornada da nossa vida!

Superar os desafios que a montanha nos impõe, assim como as situações da vida, exige uma preparação intensa, muito foco e determinação – treino físico, alimentação e a constituição de parcerias verdadeiras e, acima de tudo, é preciso ter uma preparação mental e estar forte psicologicamente para superar as adversidades e ir além dos próprios limites.

O verdadeiro cume está dentro de cada um e alcançá-lo é o grande desafio!

02

A impressionante Cuesta Brava e a chegada a Plaza de Mulas

Inspirados pelo aprendizado, seguimos a trilha e no final nos deparamos com a “Cuesta Brava”, uma subida muito íngreme que antecede a chegada ao Campo Base Plaza de Mulas.

Um trecho de muita areia e pedras soltas, pois também é caminho das mulas, o que dificulta bastante, depois do exaustivo trekking desde o Campo Base 1 Confluência.

Superar a “Cuesta Brava” e ter a visão das tendas na Plaza de Mulas, somente foi possível com o incentivo que cada um dava para o outro em cada passo embalados por uma playlist eclética que cantávamos juntos – rolou Capital Inicial, Queen entre outros.

É indescritível a alegria e a satisfação de revigorante de chegar ao Campo Base e ter uma difícil jornada superada.

03