É muito natural que dúvidas sobre os equipamentos surjam quando se está planejando uma expedição de alta montanha, em especial ao Aconcágua e seus 6.962 metros de altitude.
Quais as variáveis que devem ser consideradas para a escolha? Comprar ou seria melhor alugar? Quanto vou gastar?
Nós também passamos por isso e muitas das respostas vieram mesmo só durante a expedição e por isso queremos dividir com vocês essa experiência.
Pensar no corpo como um todo, mas planeje pelas partes
É importante considerar o seu corpo por parte para não deixar nada descoberto.
Cabeça, mãos, pés, pernas e tronco merecem atenção específica pois possuem características para proteção e aquecimento por serem expostos de maneira diferente às condições do clima.
DICA A+R Summit Experience: Acreditem, não tem como prever as condições do clima e você vai estar sujeito ao sol, frio e vento a qualquer momento da expedição! Um exemplo: durante o trekking para o campo base de Confluência não estávamos com luvas e tivemos queimaduras nas mãos. Lição: usar luva leve durante todos os trekkings!
Lista de equipamentos de referencia
As agencias que realizam as expedições trazem recomendações de equipamentos e os avaliam antes do início da expedição (a A+R Summit Experience foi realizada com a Inka Expediciones).
DICA A+R Summit Experience: Como na prática a teoria é outra, converse com pessoas que já tiveram a experiência. Entre em contato conosco – será um prazer conversar e ajudar!
Vendedores existem muitos, especialistas são poucos!
Tendo a lista chega a hora de sair pesquisando, experimentando e fazendo o orçamento.
Há muitas opções de lojas que oferecem equipamentos para montanha. Avalie as que existem em sua cidade ou perto dela e procure aquelas que tem especialistas e não apenas vendedores.
DICA A+R Summit Experience: Os especialistas do Mundo Terra Pinheiros (São Paulo) nos ajudaram muito na decisão dos equipamentos e também no suporte de pós-vendas. Fez a diferença e nos deixou tranquilos, mas ainda assim aprendemos muito quando chegamos por lá.
Conheça um pouco mais A experiência com os equipamentos
O que seria melhor – comprar ou alugar?
Para quem curte montanha sempre é bom ter um bom equipamento em casa para quando bater aquela vontade (ou necessidade!) de recarregar as pilhas.
É lógico que há outros fatores que podem influenciar esta decisão, como a frequência de ida à alta montanha e a disponibilidade de dinheiro no momento, mas é certo que há alguns equipamentos que vale a pena alugar – como grampones e saco de dormir.
DICA A+R Summit Experience: Para esta expedição os equipamentos são bem específicos e muitos que podemos usar em nossas montanhas, vão ser insuficientes para o Aconcágua e outras altas montanhas.
Compramos alguns equipamentos que acabaram não sendo usados (ou foram subutilizados) na expedição e acabamos alugando um que mais se adequasse às características da expedição.
Leia também Alugando os Equipamentos em Mendoza
Quanto vou gastar? Qual o investimento em equipamentos?
Vai depender dos equipamentos que você já possui mas é bom reservar um dinheiro pois não são equipamentos baratos, aliás, neste tipo de compra, o barato pode sair caro!
É importante que você busque equipamentos confiáveis e que tenham ótima qualidade – um equipamento inadequado pode inviabilizar a expedição, além de poder colocar a sua vida em risco.
DICA A+R Summit Experience: Em nossa expedição tivemos gastos diferentes pois a Andrea já possuía alguns equipamentos de outras expedições e o Ricardo precisou comprar a maioria deles.
Você também irá gostar de conhecer nossas experiências na alta montanha
Expedição Aconcágua – A Jornada Inspiradora na Montanha mais alta das Américas
#InsideOut – Por Dentro da Jornada Inspiradora Expedição Aconcágua