Todos nós nos defrontamos com desafios nas cidades que muitas vezes nos levam ao estresse originado pela correria do dia a dia, objetivos a serem alcançados e incertezas profissionais, econômicas e de todos os tipos.
Somos diretamente impactados em nossa saúde física, mental e financeira, nossa performance no trabalho e estudos, além de causar transtornos em nossos relacionamentos e, muitas vezes, ficamos em um ciclo vicioso e nos vemos sem saída.
As situações extremas nas montanhas
Nas corridas de montanha e expedições em alta montanha ficamos expostos a fatores extremos devido a longa duração, as incertezas da jornada, o esforço físico e mental requerido e ainda convivendo com as reações do nosso organismo aos efeitos da altitude. O estresse é ainda agravado pelas condições climáticas adversas, as restrições de alimentação e higiene e as horas (as vezes dias) confinado em uma barraca.
Como na cidade, pode-se sentir impactos na saúde física e mental, nos relacionamentos com os membros da expedição podendo até levar a tomada de decisões que colocam em risco a própria vida e das pessoas que estão com você.
Conheça mais sobre as situações e curiosidades que encontramos na alta montanha #InsideOut – Por Dentro da Jornada Inspiradora Expedição Aconcágua
Aprendizados que impulsionam resultados na montanha e na cidade
Saber trabalhar essas situações de estresse e desgaste é fundamental para se atingir os objetivos e obter resultados positivos com saúde física e mental.
Este é um aprendizado contínuo que ocorre antes, durante e depois das corridas e expedições e podem ser aplicados tanto na montanha como na cidade…e, ainda mais, em um momento de isolamento social e de incertezas geradas pela pandemia do Coronavirus (COVID-19).
1) Manter-se Saudável
A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regularmente são essenciais para ter a energia e a força necessárias para encarar os desafios. Além disso, ambos ajudam a manter / elevar a imunidade, importante para nos proteger de doenças simples, mas que podem evoluir para quadros complicados, dependendo das condições em que se encontra.
Preparação Psicológica para a Montanha
2) Manter o foco apesar das incertezas
A saúde mental afetada pela ansiedade e receios que se tornam presentes nestas situações deve ser trabalhada com o autoconhecimento e aplicação de práticas como mindfulness, por exemplo. Tenha o foco no objetivo e propósito em todos os momentos e a cada passo.
Conheça um pouco mais como trabalhar com mindfulness Stress? Viva sem ele!
3) Manter a capacidade de decisão
Os problemas tendem a bloquear a visão clara da situação e nos levar a decisões que nem sempre são as melhores. As técnicas de autoconhecimento associadas à capacidade de ouvir o outro são fundamentais para sentirmos nosso estado, recobrar a consciência para enxergar o cenário com um todo e tomar as melhores decisões.
4) Manter os relacionamentos saudáveis
Passar longos momentos com as mesmas pessoas, muito comum nas expedições de alta montanha e corridas de ultra trailrun, criam situações de conflito. É importante desenvolver competências como empatia para que pequenas situações não se tornem grandes conflitos. Acordar rotinas e afazeres também é uma prática que estimula a integração dos membros da expedição, da equipe e da família.
As experiências que vivenciamos confirmam que os desafios e situações extremas são oportunidades de aprendizado e que, se bem trabalhadas, nos tornam melhores e mais fortalecidos para alcançar os objetivos.
Leia também nossas experiências relacionadas