Por que muitas vezes os sonhos não viram realidade e ficam só no papel?  Você já passou por isso e sentiu a frustração de não conseguir realizar um sonho?

Quase 2.000 pessoas estiveram com a gente no programa Conexão Campo Base na Radio MR Easy para conversar sobre como construir os sonhos e seguir uma jornada para sua realização.  Tivemos também depoimentos inspiradores de pessoas reais sobre suas experiências em realizar seus próprios sonhos – qual foi o clique, quais as principais dicas que podem nos dar.

 

Sonhe, mas gere um significado para ele

Não tem nada pior que a frustração de um sonho que a gente não realiza, não é mesmo?   Algumas das vezes (talvez a maioria) em que um sonho não se torna realidade é que ele não

O nosso sonho na sala da nossa casa! Bem a vista para nos inspirar!

ganhou o verdadeiro significado para a pessoa.  Não está associado ao propósito da gente e qualquer dificuldade ele sucumbe e vira poeira.   É a resposta à pergunta: qual a vista que você quer ter?

Uma dica bem legal é você escrever ou desenhar esse sonho – criar o seu mapa do sonhos e colocá-lo em lugar de sua casa onde você possa vê-lo sempre.  Quando escrevemos e representamos com um desenho, o sonho ganha um significado maior.

Tirando o sonho da parede

A gente pode comparar o sonho e sua realização com uma expedição à montanha.  Sonhamos com o cume. Visualizamos o cume e o definimos como nosso objetivo.  A partir daí vamos planejar como iremos alcançá-lo.

E aí está mais um importante componente para a realização de um sonho: planejamento!

Não adianta imaginar que vamos conseguir subir o Monte Everest e seus 8.848 m sem um planejamento da viagem, dos treinos, equipamentos, riscos, enfim todas as possíveis necessidades.

Assim também com todos os nossos sonhos: além de serem significativos para nós, estar associado ao nosso propósito, a realização do sonho necessita ser planejada.

Se para os projetos que fazemos nas empresas e com todo o planejamento já é difícil, imagine sem!   Não dá mesmo para deixar de lado e ainda mais sendo para realizar um sonho nosso!

Uma frase que representa muito bem isso é de Benjamin Franklin: “Se você falha em planejar, está planejando falhar”.

Leia também a preparação para uma expedição em alta montanha Expedição Aconcágua – Preparação Física, Mental e a Estratégia de Aclimatação

Na hora certa, no lugar certo e preparado!

E olhem só: nós já falamos que o sonho precisa ter um significado para nós, que é importante planejarmos e conhecer a rota para conquistar o sonho.  Um outro componente importante é a preparação.

Como nós para o nosso sonho do Everest nos preparamos com treinos físicos e mentais e realizando expedições nos desafiando, nos conhecendo e aprendendo nas altas montanhas mundo afora.

Cada sonho, cada desafio exige de nós uma preparação diferente, mas todos passam por se manter atualizado sobre o tema do seu sonho – se é conquistar um carro, você vai conhecer o melhor carro, comparar com outros modelos.   Se é a sua casa, você vai ver o bairro mais adequado, os tipos de construção, por exemplo. Se é uma viagem, o roteiro, os detalhes do lugar e por aí vai.

E se preparar também significa estar com os olhos abertos aos sinais que aparecem às oportunidades que nos são oferecidas.  Sabe aquela frase estar no lugar certo, na hora certa, no momento certo.  O certo mesmo é que ela só será verdade para quem estiver preparado.  Não há acaso!

É como falamos: cada um terá a vista da montanha que subir, se preparando para ela.

Você vai se inspirar com a leitura do nosso artigo Qual é a vista que você quer ter?

Quando o sonho parece ficar distante

Mas nem sempre, quando estamos na jornada, as coisas acontecem como planejado.  E quando bate aquela insegurança: será que estou no caminho correto?  Ou ainda aparecem situações que nos desviam do caminho e parece que andamos, andamos, andamos e o sonho parece que está mais longe.

Atravessar rios e dificuldades em busca do sonho

Atravessando rio em busca do sonho do Aconcágua

Pois é, assim também pode acontecer na montanha.  Aquele cume que parece que ficou mais alto, aquela tempestade de neve que muda todos os seus planos.

É bonito falar de se ter resiliência e todo mundo tem usado, mas é importante saber que a gente pode desenvolver essa competência.

Às vezes na montanha a gente tem a correnteza de um rio para atravessar, outras vezes a energia parece que some e aquelas vezes que é o ar que desaparece nas maiores altitudes?  Quantos rios não atravessamos? Quantas vezes ficamos sem ar e outras vezes até nos questionamos do sonho?

É nessa hora que o tamanho do significado que o sonho tem para nós e de toda a preparação física e mental que foi feita vão fazer a diferença.  Vão nos deixar mais fortes, pois as pedras no caminho vão aparecer.

Um pouco dos nossos sonhos:

Bom nós éramos profissionais em grandes empresas jornadas exaustivas, sempre cansados motivação baixa, sem tempo para a prática de um esporte…

…e hoje, continuamos como profissionais em grandes empresas mas agora trabalhando com as transformações organizacionais ainda com jornadas exaustivas mas agora motivados e criativos, subindo altas montanhas de mais de 5.000m e focados no propósito de inspirar as pessoas através das nossas experiências!

Isso tudo surgiu quando nos conhecemos e nasceu a nossa essência.  Juntamos os nossos espíritos inquietos de conhecer coisas novas, de irmos além e nos desafiarmos para nos conhecer melhor e poder compartilhar os aprendizados desta jornada que chamamos e é inspiradora.

Nossa história aos pés do Aconcágua

Nossa história. Nossa Essência.

Temos muitos aprendizados e podemos destacar alguns como:

  • Acreditar no seu sonho, na sua capacidade e focar nele
  • Investir em novos aprendizados – treinamentos, leitura e conversa com as pessoas
  • Resiliência de não desistir pois os perrengues são muitos!!
  • Ah deixa eu falar mais um vai: celebrar sempre!!!

Assista ao video com a nossa história e a nossa essência

Acesse o livro Sonho Grande com a inspiradora história de Jorge Paulo Lehman, Marcel Telles e Beto Sicupira

Celebrar. aprender e continuar buscando o sonho

Celebrar é muito gostoso e muito importante.   Celebrando reforçamos para nós mesmos tudo aquilo conquistamos, as novas formas de pensar, as ações que fizemos, as pessoas que estiveram com a gente na jornada!  São aprendizados importantes e mesmo se alguma coisa não saiu como esperávamos.

Celebre.  Aprenda. Ajuste os que precisa ser ajustado e não pare!  Vá atrás da vista que você quer ter!

Chamando Campo Base – a participação dos ouvintes

Ouça a gravação do programa com as histórias de sonhos realizados do Roberto Queiroz da Escritório de Projetos de Tecnologia, Paulo Luz da Aventuras Culinárias e de Paulo Miyamoto da QSC – Quality Solution Consultoria e as perguntas dos ouvintes mais incríveis da rádio brasileira.

Observação: a qualidade desta gravação não representa a qualidade da transmissão da Radio MR Easy pois foi feita a partir do nosso computador e não da mesa de som da rádio.