O tempo é o nosso bem mais precioso. Quando mal nos damos conta, percebemos que ele passou e aquele plano, aquele sonho já não é possível alcançar. Em alguns momentos ele é um grande aliado e em outros ele se torna um inimigo e parece que o dia tem menos que 24 horas.
Mesmo sendo o nosso recurso mais escasso, nem sempre o utilizamos da melhor maneira, e importante repensar se estamos usando o nosso tempo para fazer o que gostamos e nos realizarmos como pessoas e como profissionais.
Você usa o seu tempo para o seu propósito? Faça o teste no final deste artigo.
Porque para alguns parece que sobra tempo e para outros falta tempo
Veja o que aconteceu e acontece durante esse período de pandemia: a grande maioria das pessoas se viram com a necessidade de permanecer em casa 24 horas por dia. E o que isso trouxe: para muitos pânico, angústia e até depressão!
Isso acontece porque nos damos conta que somos donos do nosso tempo, da nossa agenda e temos todo o tempo do mundo e podemos (ou melhor devemos) gerenciá-lo e não os outros…. e isso pode nos assustar. Como assim sermos donos do nosso tempo?
De outro lado, para alguns esse período e esse empoderamento sobre o tempo trouxe a visão de nova vida e a oportunidade de realizar novas coisas e ter novos aprendizados. Isso gerou nessas pessoas uma energia diferente de realização e talvez para estes as 24 horas tenham até ficado pequenas. E veja só também pode gerar frustração e angústia.
O tempo é uma percepção de cada um e cada um desenvolve um tipo de relacionamento com ele e isso, em parte, explica essa diferença.
O tempo como desculpa por não fazermos o que desejamos
Quem de nós não usou o tempo (ou a falta dele) para justificar não realizar alguma coisa que tanto queria?
Isso infelizmente acaba sendo mais normal do que parece e só nos leva a frustração e muitas vezes perda de oportunidades – de estar junto de quem gostamos ou de realizar um sonho.
É como um amigo fala: se a falta de tempo fosse a responsável por você não agir, somente os desocupados teriam sucesso.
Então, está na hora de pararmos com esse tipo de desculpa e sermos protagonistas também do tempo, nos empoderarmos dele para fazermos as coisas importantes de nossa vida!
Leia também o artigo Qual é a vista que você quer ter? para te inspirar na visão!
As tarefas urgentes não deveriam nos levar para realizar os sonhos?
Essa é uma grande questão da administração do tempo em que se pode fazer um quadro colocando as tarefas urgentes e importantes, urgentes e não importantes, não urgentes e importantes e não urgentes e nem importantes, essa é a Matriz de Einsenhower (ao final do artigo você encontra a matriz para poder praticar).
Esse método é bem interessante, mas pode esbarrar no nosso entendimento para classificar uma tarefa e também na nossa ansiedade de resolver somente aquelas que são urgentes. Aí gastamos nosso tempo só com eles e não chegamos aonde queremos.
Também sofremos com esse tipo de coisa e temos adotado a regra de Pareto para nos ajudar a chegar em nossos objetivos, ou seja, identificamos que 20% das atividades nos faz atingir 80% dos nossos objetivos e colocamos nossa energia nelas para obtermos os resultados mais significativos.
Desde o início da pandemia, temos um kanban da metodologia ágil que nos guia dia a dia, semana a semana e temos conseguido ótimos resultados. Identificamos as tarefas chave para os objetivos com uma estrela e com isso focamos nelas para atingirmos a vista que queremos.
Você também vai gostar de conhecer os detalhes da aplicação da metodologia ágil no home office
Como ser mais ativo e deixar a procrastinação de lado
A procrastinação, que traz impactos para nossa vida pessoal e profissional, acaba sendo algo que muitos adotam no dia a dia.
Em geral, acabamos deixando para amanhã ou para a última hora atividades que a gente não gosta. Vamos “empurrando com a barriga” até elas chegarem a ser urgentes e fazermos de qualquer jeito, muitas vezes deixando de fazer algo que é muito mais importante para nós mesmos!
Uma forma de diminuir ou eliminar a procrastinação de nossa rotina é pensar na dor ou prazer que a finalização da tarefa vai gerar. Desta maneira, ficamos mais conscientes e motivados a realizar a tarefa e eliminar a dor ou ter o prazer que ela traz.
Você pode exercitar nas pequenas coisas do dia a dia para que se torne um hábito.
Inspire-se também com Energize-se! Tenha energia para os desafios!
Viver o tempo presente
Esse é um outro ponto importante sobre como nos relacionamos com o tempo.
Muitas vezes ficamos querendo fazer uma viagem no tempo…ir para o passado, saudosos de momentos ou ainda presos a ressentimentos e sentimento de culpa. Também queremos ir para o futuro, muitas vezes para fugir do presente.
É importante termos a consciência que o tempo passado deve nos trazer os aprendizados dos erros e dos acertos. O tempo futuro deve nos trazer a inspiração da vista que queremos ter.
Com eles podemos fazer o tempo presente ter valor!! Vivê-lo com a intensidade e o foco correto. Somente assim o tempo terá o verdadeiro significado sem angústias e ansiedade.
Conheça um pouco mais sobre a atenção plena ou mindfulness, que nos ajuda a focar no tempo presente.
O ócio criativo
Ter um tempo para relaxamento e “se desligar” das loucuras também é fundamental. É o chamado ócio criativo (Domenico De Masi) que consiste em pausas que ajudam a criar novas ideias e soluções.
Algumas vezes, pode ser confundido com a procrastinação, mas na realidade o ócio criativo potencializa o tempo…ele as vezes economiza o tempo!
Faz parte também do processo criativo. Quem muitas vezes dormindo tem aquele estalo e pronto no meio da noite ou na manhã seguinte tem o insight para resolver aquela tarefa.
O futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o “ócio criativo”. Domenico de Masi
O tempo, aliado para realizarmos nossos sonhos
Leia também Realizadores de Sonhos
O tempo é nosso maior bem e temos que tratá-lo como aliado.
Um exercício bem interessante para avaliarmos como estamos usando nosso tempo para nos trazer felicidade é com um quadrante onde temos no quadrante 1 o que faço e gosto no quadrante 2 o que não faço e gosto no quadrante 3 o que fação e não gosto e no quadrante 4 o que não faço e não gosto.
Preenchendo os quadrantes você vai ser uma importante reflexão sobre como está usando o tempo. Vale a pena fazer uma revisão!! (acesse um exemplo no final do artigo).
Agora chegou a hora de nos empoderarmos do tempo e usá-lo para nossa felicidade e realização, que tal praticar?
Acesse aqui a Matriz Einsenhower
Acesse aqui a matriz para avaliar Como Estou Usando meu Tempo