Como entendemos a importância da aclimatação e o impacto do mal da montanha (soroche, em espanhol) na sequencia da expedição e ainda mais os riscos para nossa vida, fizemos o primeiro ciclo de aclimatação antes mesmo da expedição se iniciar.

Podemos dizer que essa estratégia foi fundamental para nossa boa adaptação à altitude durante toda a jornada.  Foi ainda uma gostosa oportunidade de curtimos juntos (bem juntinhos!!) o período de Natal e de explorar as belezas de Los Penitentes.

icone destaque link Assista um rápido video onde explicamos um pouco mais sobre o mal de altitude

Chegando a Mendoza

Chegamos à Mendoza (746m de altitude) no dia 22.12 e a Inka Expediciones nos pegou no aeroporto,  e nos levando diretamente para a sua sede.   Lá conhecemos as pessoas fantásticas que, desde os primeiros contatos, nos deram total apoio para o planejamento e realização da expedição.  Gentilmente, permitiram que as bagagens da expedição ficassem no escritório até nossa volta no dia 26.12 para iniciar a nossa jornada rumo ao Aconcágua.

A Viagem para Los Penitentes

Depois das compras de alimentos e  M U I T A  água (essencial para a aclimatação!!), seguimos para a rodoviária onde, com as passagens nas mãos, comemos nossas primeiras empanadas em solo Argentino (a Andrea adora!!).

Após aproximadamente 3h30m de viagem, em um ônibus meio antigo mas confortável, lá estávamos nós a 2.750m, no entardecer de Los Penitentes com seus fortes e frios ventos.

Fomos encontrar o amável casal proprietário do apartamento que nos receberam muito bem e até já deixaram o aquecedor ligado!!

A receptividade, o maravilhoso visual e o lindo apartamento nos deram a certeza que teríamos dias intensos e deliciosos a frente.

foto 1

Natal nas Montanhas

Como já estávamos nos hidratando desde o Brasil, sentimos bem pouco os efeitos da altitude, somente uma leve dor de cabeça que logo se foi.

Os dias seguintes foram deslumbrantes e a atmosfera do Natal nos contagiou e uma emocionante magia pairou no ar e nas trilhas.

foto 2

curtindo um ao outro em um Natal especial nas montanhas de Los Penitentes

O Ciclo de Aclimatação em Los Penitentes

Nosso ciclo 1 de aclimatação foi feito nas montanhas de Los Penitentes que, no inverno, se transformam em uma badalada estação de ski.

Foram 2 dias inteiros explorando as trilhas e nos adaptando a altitude, terreno, alimentação e os equipamentos que fizeram parte da expedição.

Chegamos a 3.010m o que já era uma boa altitude para nossa aclimatação pois Confluência, o Campo Base 1, está a 3.368m.

foto 3

Energizados pelo contato com as montanhas durante esses dias, voltamos para Mendoza no dia 26.12 para encontrar nosso grupo e fazer o processo do permiso, checar os equipamentos e alugar outros equipamentos e finalmente iniciar a expedição tão esperada.

icone destaque link  As emoções continuaram em toda a jornada mas no início dela foi muito especial. A emoção de começar a expedição onde nossa história nasceu!

Dicas para você ter uma experiência única
  • Sobre Los Penitentes: Está a 182 km de Mendoza e no inverno é uma estação de ski e é acessada via terrestre pela Ruta 7 que vai até o Chile.   Fora da estação de ski todo o complexo fica vazio mas ainda é utilizado para trekkings e passeios pela cordilheira dos Andes.  As trilhas são facilmente acessíveis e não é necessário um guia para explorá-las mas sempre se recomenda não estar sozinho e usar um rastreador (Spot Gen3, por exemplo) para qualquer eventualidade.
  • Transporte para Los Penitentes: Desde Mendoza o acesso a Penitentes pode se dar de carro ou ainda de ônibus em uma viagem de aproximadamente 3h30m.    É possível comprar a passagem pela internet pelo site https://www.voyenbus.com – funciona bem e é bastante confiável.
  • Hospedagem, Alimentação e Água: Em Los Penitentes há opções diversificadas desde hotel até refúgios de montanha, passando por apartamentos de estação. Nós ficamos em um apartamento no Edifício Juncal muito aconchegante e super bem equipado.  Encontramos a oportunidade diretamente no Booking.com. Como o apartamento possuía cozinha, optamos por levar comida e água de Mendoza o que foi muito bom pois no local há uma vendinha e cerca de 2 a 3 restaurantes que ficam abertos dependendo da temporada.