Nossa chegada a Plaza de Mulas foi marcada por uma emoção muito forte e um sentimento de superação, depois de cerca de 8 horas de trekking e encarando a subida da Cuesta Brava que trouxe um esgotamento físico e mental que poucas vezes havíamos experimentado.
Plaza de Mulas está situado a 4.300m sobre uma enorme geleira que torna a sensação de frio bastante acentuada, agravada pela exposição aos fortes ventos.
A possibilidade de nevascas é grande e presenciamos em vários dias de nossa estada.
Encontro de sonhos em meio a diferentes motivações
Logo na chegada, caminhando entre as tendas e barracas, já pudemos sentir uma das características mais marcantes de Plaza de Mulas: o encontro de montanhistas de todo o mundo compartilhando o mesmo sonho de alcançar o summit da montanha mais alta das américas mas cada um com sua própria motivação interior.
Montanhistas experientes ou no início da paixão, se encontram em um clima de respeito e companheirismo e os laços de amizade vão se formando nos trekkings de aclimatação, em momentos ao sol de Plaza das Armas, nos domos em meio a conversas e “causos” e até mesmo na fila do banheiro.
Sabia que você pode ir até Plaza de Mulas sem precisar tentar o cume? Conheça as 5 Opções para se Apaixonar pela Montanha mais Alta das Americas, o Aconcágua
Uma cidade na alta montanha – momentos eternamente únicos
Com o tempo que fomos ficando no Campo Base, pudemos conhecer toda a estrutura existente para receber centenas de montanhistas todos os anos e suportá-los em sua jornada tanto nos trekkings quanto ao cume do Aconcágua.
Plaza de Mulas conta com uma estrutura para os guarda-parques do Parque Provincial, médicos e porteadores, além de um heliponto usado para transporte de itens em geral mas também para realização de resgastes, quando necessário. Há também bares, galeria de arte e músicos montanhistas que conferem um ar cultural na altitude.
O colorido de barracas e tendas contrasta com o branco da geleira e o cinza avermelhado das montanhas, tornando cada dia e cada momento eternamente únicos.
Os domos foram uma referência para nós durante o período que lá estivemos tanto para as refeições, como para a preparação para os trekkings e foi o local de principal convívio com o grupo e outros montanhistas.
A Plaza de Armas, no espaço da Inka Expediciones, se tornou o local de contemplação do Sentinela de Pedra seja sob um delicioso sol ou o frio cortante.
Também lá acontece todos os domingos um delicioso churrasco argentino, faça chuva ou faça sol, ou melhor, até debaixo de neve!!
A estrutura oferecida pela Inka Expediciones é excepcional e nos surpreendeu: banheiros devidamente ajustados para não agredir a natureza, despensa com gêneros de manutenção, limpeza e alimentação, banho com água quente (1 banho incluso no pacote) e carregadores de bateria e….algo valioso neste mundo conectado….sinal de celular (sim!!).
A cozinha, de deixar qualquer MasterChef com inveja, é um capítulo a parte: a alegria e disposição contagiante do staff, sempre com uma música dançante nos levou a atuar até como ajudantes do serviço e compartilhar momentos de alegria mas de muita entrega pessoal para que nossos sonhos fossem realizados.
A cada dia de permanência nos sentíamos cada vez mais em casa!!
Conheça as curiosidades e situações que só quem está na alta montanha conhece #InsideOut – Por Dentro da Jornada Inspiradora Expedição Aconcágua